Gaudium news > Comunidade Católica de São Paulo se prepara para viver a JMJ

Comunidade Católica de São Paulo se prepara para viver a JMJ

São Paulo (Quarta-feira, 17-07-2013, Gaudium Press) O que você faria para ir ao Rio de Janeiro em busca de um encontro espiritual com Jesus? Apesar das dificuldades, a “Comunidade Instrumento de Deus”, localizada no bairro da Vila Maria, em São Paulo, vem buscando com recursos próprios embarcar jovens rumo a cidade carioca, palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

jmj.jpg
Comunidade Instrumento de Deus se prepara para a
JMJ | Foto: Leandro Massoni Ilhéu

O grupo religioso nasceu no ano de 1998 através de uma experiência com Deus considerada marcante na vida dos fundadores do ministério. Sob a orientação e os desígnios dos padres dehonianos, a Comunidade trabalha com as pessoas que necessitam resgatar sua essência, e assim, buscar o caminho de Deus através do Evangelho.

O fundador, Fábio Lima, está terminando seus estudos no Seminário da Diocese de Guarulhos, onde em breve, receberá as ordens diaconais.

Enquanto isso, numa casa localizada nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Candelária, em São Paulo, fica a sede do “Instrumento”, onde são realizadas as atividades religiosas. A residência está sob responsabilidade de Vanderlei Ferrais de Araújo, que consagrou sua vida a Deus e a comunidade.

Os preparativos da “Comunidade Instrumento de Deus” para a JMJ estão a todo o vapor. Cecília Martins, coordenadora dos jovens e da organização para a Jornada, relata que desde o mês de janeiro estão se preparando para o encontro com o Papa Francisco. Um dos principais desafios citados, durante entrevista para a Gaudium Press, foi a questão financeira. Para isso, o grupo realizou bazares com objetos litúrgicos, feiras vocacionais e até mesmo, a venda de “Biscoitos de São Francisco” na comunidade e na Igreja da Candelária:

Cecília conta que a parte espiritual foi trabalhada com os jovens para este momento com o Santo Padre, no Rio de Janeiro:

“Fizemos um retiro, nos juntamos em reuniões para rezar, nos comprometemos de rezar o terço todos os dias e colocar as intenções sobre a JMJ e a vinda do Papa”, explicou.

Apesar do Instrumento de Deus não receber jovens peregrinos, seus membros vem ajudado a Paróquia da Candelária a recepcionar os peregrinos no Aeroporto de Guarulhos, além de apoiar os trabalhos realizados pela Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo.

Para o jovem Luan Ferreira Costa, de 16 anos, a oportunidade de vivenciar e ter um contato mais próximo com o Papa é única, e será especial na vida de milhares de jovens. Além disso, Luan destacou que, apesar dos idiomas diferentes, a proximidade com os peregrinos será uma experiência de convívio e fraternidade:

“Sempre tive a imagem do Papa como uma pessoa distante, como uma pessoa que fica na janela e o povo lá em baixo, batendo palmas e olhando. Com a jornada, acho que podemos ter uma expectativa de ter um encontro mais próximo, um encontro onde podemos ter um contato mais físico. Quem não tem o desejo de ver o Papa assim, pertinho?”, disse Luan.

O responsável pela casa, Vanderlei, afirma que as atitudes do Papa Francisco vem aproximando o povo que estava afastado da Igreja. Ele considera o espírito da Jornada Mundial da Juventude como renovador para a sociedade que passa por grandes tribulações:

“A linguagem que a Jornada Mundial da Juventude vai trazer para todos, não apenas para os jovens, mas com certeza, para muitas pessoas, que serão atingidas pela linguagem do amor”, ressaltou.

Segundo ele, o Papa Francisco “vem renovar os corações, o povo brasileiro e as nações de todos os continentes.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas