Gaudium news > Bahia registra recorde de vítimas de dengue de toda sua história

Bahia registra recorde de vítimas de dengue de toda sua história

Salvador (Terça, 19-05-2009, Gaudium Press) De acordo com a Secretaria da Saúde, a Bahia registrou o maior número de mortes em razão da dengue de sua história: são 51 em 2009 – e o ano não está nem na metade -, mais da metade das vítimas tem menos de 15 anos.

68.959 casos de dengue foram notificados até o dia 9 de maio – aumento de 173% em relação ao mesmo período do ano passado.

“A epidemia desse ano é a mesma que ocorreu no Rio de Janeiro no ano passado, com a presença forte do sorotipo tipo 2, porque os tipos 1 e 3 circularam mais recentemente e a população tem imunidade”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Alcina Andrade.

Segundo a diretora, o recorde de mortes e a epidemia de dengue se deve principalmente à deficiência na infraestrutura – com a presença de bacias de água em casas, por exemplo -, a descontinuidade na prevenção por meio de agentes – por causa do ano eleitoral -, e a vulnerabilidade da população.

“Os agentes são contratados pelos municípios. Quando muda a gestão, há uma desaceleração no trabalho de campo”.
Os casos se concentram nos municípios de Itabuna, Jequié, Ilhéus, Porto Seguro, Salvador e Feira de Santana, com 50% das notificações do Estado. O recorde anterior da Bahia, de 39 mortes, foi registrado em 2002, ano da maior quantidade de casos de dengue no Estado: 87.237.

Problema cíclico

Para Andrade, a dengue é cíclica e atinge determinada região com mais força a cada ano. “A cada período de verão você vai falar com um coordenador de vigilância de um Estado”, afirmou.

Segundo a diretora, a tendência é que os casos diminuam a partir deste mês. “Se a mobilização continuar, provavelmente não vamos atingir os casos de 2002”, afirmou Andrade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas