Gaudium news > Missionárias, entidades da ONU e do Canadá se reúnem em Brasília para aperfeiçoar ajuda a refugiados e imigrantes no Brasil

Missionárias, entidades da ONU e do Canadá se reúnem em Brasília para aperfeiçoar ajuda a refugiados e imigrantes no Brasil

Brasília (Segunda, 18-05-2009, Gaudium Press) A Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, formada pelo Conselho Canadense para Refugiados (CCR), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), se reuniu em Brasília até a última sexta-feira para discutir os impactos culturais e a integração de refugiados e imigrantes no Brasil.

Cerca de 50 pessoas – entre religiosos, leigos, agentes de pastoral, funcionários públicos e de entidades civis – participaram do evento.

“O ser humano é alguém que compõe um conjunto de bilhões na face da Terra. Infelizmente, milhões deles são refugiados. Só no Brasil são mais de quatro mil”, recordou na abertura do evento (13) a missionária Scalabriana Rosita Milesi, antes de afirmar que os refugiados “ensinam que é possível ser mais forte do que a vulnerabilidade em que são colocados e a que são expostos por guerras, insensatez, tragédias, catástrofes, intolerância, desatinos humanos”.

Oficinas de trabalho e apresentações teóricas para capacitação de agentes das entidades que atuam diretamente no processo de integração de refugiados e imigrantes conduziram o evento nos dias 14 e 15, com a presença de especialistas do CCR.

O representante do ACNUR no Brasil, Javier López-Cifuentes ressaltou a importância de um evento deste tipo para atenuar o choque cultural vivido pelos estrangeiros que chegam a um novo país.

“A dificuldade de comunicação, de entender as tradições culturais e as dinâmicas nacionais são obstáculos frequentes aos refugiados em todo o mundo”, explicou Cifuentes.

O IMDH

Formado pelas irmãs missionárias Scalabrianas, o IMDH foi fundado de acordo com os preceitos do bispo italiano João Batista Scalabrini, que trabalhou pela causa dos emigrantes italianos no final do século XIX e início do século seguinte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas