Gaudium news > Bento XVI diz que levará esperança e caridade ao México e Cuba

Bento XVI diz que levará esperança e caridade ao México e Cuba

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-03-2012, Gaudium Press) Durante o voo, que terá duração de 14 horas entre a Itália e o México, o Papa Bento XVI realizou um dos tradicionais compromissos das viagens internacionais: a coletiva de imprensa.

Ao abrir a conversa com os jornalistas, Bento XVI disse que vai “levar coragem para aprender, para confortar na fé, na esperança e na caridade”. Destacou ainda que sua visita segue as marcas deixadas pelas passagens de João Paulo II por estes dois países.

Ao responder uma pergunta sobre a questão do tráfico de drogas – um dos principais problemas sociais do México – o Papa destacou que a Igreja Católica tem uma grande responsabilidade ao enfrentar este mal. “Devemos lutar com todas as forças contra esse mal que destrói a humanidade e a nossa juventude. Direi que a primeira ação é anunciar Deus”.

O Santo Padre acrescentou que “é responsabilidade da Igreja educar as consciências, educar à responsabilidade moral e desmascarar o mal. É preciso desmascarar esta idolatria do dinheiro que escraviza os homens, desmascarar estas falsas promessas”. O Papa afirmou ainda que a Igreja “desmascara o mal, fazendo presente a bondade de Deus e a sua verdade”.

Sobre a situação sociopolítica em Cuba, o Papa lembrou que com a visita de João Paulo II, 14 anos atrás, foi “inaugurado um caminho de colaboração e diálogo, um caminho que exige paciência mas que vai adiante.

Sobre o compromisso da Nova Evangelização na América Latina, o Papa destacou que para isso, coração e razão precisam agir juntos para afrontar a secularização.

O Papa não esqueceu de confirmar o compromisso da Igreja para a justiça social. “A Igreja não é um poder político, não é um partido, mas é uma realidade moral, uma autoridade moral”. O Santo Padre disse ainda que “é responsabilidade da Igreja educar as consciências e assim criar a responsabilidade necessária; educá-las seja na esfera individual como na esfera pública”. (LB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas