Gaudium news > Papa pede orações por seu retiro de Quaresma

Papa pede orações por seu retiro de Quaresma

Cidade do Vaticano – (Segunda-feira, 27-02-2012, Gaudium Press) No encontro com os fiéis para a oração do Angelus no primeiro Domingo da Quaresma de 2012, o Papa Bento XVI pediu orações pela semana de exercícios espirituais que está participando com os seus auxiliares da Cúria Romana.

285371.jpg
Bento XVI durante último retiro
realizado em 2011

Este ano, as meditações têm como tema “A comunhão do cristão com Deus”, que foi inspirado na passagem do Evangelho de João: “E a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo” (1,3). As meditações do exercício espiritual estão sendo conduzidas pelo Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo.
Com 72 anos, o Arcebispo é bem considerado no Vaticano. Em 2008, Dom Pasinya foi secretário especial do Sínodo dos bispos sobre a Palavra de Deus, e em novembro de 2010 foi criado cardeal por Bento XVI.

É a terceira vez que um bispo africano prega os exercícios espirituais do Papa no Vaticano. Antes do Cardeal Pasinya, o retiro de Quaresma foi orientado em 1984 pelo Cardeal Alexandre do Nascimento, Arcebispo de Lubango, em Angola, e em 2009, pelo cardeal nigeriano Francis Arinze, Prefeito emérito da Congregação romana para o Culto Divino.

O primeiro dia de retiro –realizado na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico– começou com uma exposição do Santíssimo Sacramento, seguida da recitação da hora Vésperas e da meditação introdutória. Depois, houve a adoração ao Santíssimo e a benção eucarística.

O programa deve ser intenso. A partir dessa segunda-feira, 27, e nos dias seguintes, está previsto o inicio do recolhimento diário para as 9h (horário de Roma), quando haverá a recitação da hora Laudes, seguida da meditação. Às 10h15, haverá recitação da Terceira Hora e meditação. Às 17h, haverá outra meditação e, às 17.45, o canto da hora Vésperas, seguida de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

O retiro deverá ser encerrado no próximo dia 3 de março, sábado, às 9h da manhã com oo canto da hora Laudes, seguida da meditação conclusiva. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas