Gaudium news > Cardeal Damasceno concelebrará com o Papa a Missa pela America Latina

Cardeal Damasceno concelebrará com o Papa a Missa pela America Latina

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 06-12-2011, Gaudium Press) O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Vaticano comunicou hoje pela manhã que a Celebração Eucarística da solenidade da Beata Virgem Maria de Guadalupe e do Bicentenário da Independência dos países da América Latina e do Caribe, no próximo dia 12 de dezembro, será presidida pelo Santo Padre na Basílica Vaticana.

domraymundo.jpg
Cardeal Dom Raymundo concelebrará a cerimônia

O Departamento informou ainda que a solenidade terá como concelebrantes o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e o arcebispo do México, Dom Norberto Rivera Carreta. Além deles, participarão o secretário de Estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone e o prefeito a Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet

A missa pelo Bicentenário da Independência dos países da América Latina e do Caribe ralizada na Basílica de São Pedro será um acontecimento sem precedentes. Por isso, não somente os prelados presentes em Roma deverão comparecer neste dia, mas muitos bispos e arcebispos decidiram vir de seus países para participarem do evento.

Até agora confirmaram presença os cardeais: Nicolás de Jesús López Rodríguez, de Santo Domingo; Jaime Ortega y Alamino, de Havana; Oscar Rodríguez Maradiaga, de Tegucigalapa; Juan Luis Cipriani Thorne, de Lima; os arcebispos Nicolás Cotungo, de Montevidéu; Dom Pastor Cuquejo, de Assunção; Victor Sánchez Espinosa, de Puebla de los Ángelas; e Andrés Stanovnik, de Corrientes; e o bispo José Luis Lacuna de David.

Estarão presentes também alguns ministros de governo e personalidades públicas e acadêmicas de vários países latino-americanos, assim como os embaixadores acreditados na Santa Sé.

A missa latino-americana terá um duplo caráter, o habitual vaticano com toques latino-americanos. Além da música, haverá outras alusões à América Latina: a nave central será decorada com as bandeiras nacionais levadas por dois jovens para cada país, escolhidos pelas respectivas embaixadas junto à Santa Sé. Perto do altar, no qual o Santo Padre presidirá a Eucaristia, será colocada uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. As orações e os cantos da missa serão em duas línguas: espanhol e português. Os cantos de: o Kyrie, o Glória, o Sanctus e o Agnus Dei serão os da “Misa Criolla” de Ariel Ramírez.

A Rádio Vaticana transmitirá ao vivo a cerimôniaa em seis línguas. Os fiéis interessados em estar presente às solenidades podem conseguir gratuitamente os convites na Prefeitura da Casa Pontifícia, apartir da manhã de sábado, 10 de dezembro até a manhã do dia 12 de dezembro, na segunda-feira.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas