Gaudium news > Dom Dimas Lara Barbosa diz que Campanha da Fraternidade é iniciativa “tipicamente brasileira”

Dom Dimas Lara Barbosa diz que Campanha da Fraternidade é iniciativa “tipicamente brasileira”

Rio de Janeiro (Quinta, 12-03-2009, Gaudium Press) O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Dimas Lara Barbosa, deu uma palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro no último dia 9 sobre o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Segurança Pública” e afirmou que a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa “tipicamente brasileira”.

O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho de Segurança Pública e Cidadania da Associação, Francisco Horta, que agradeceu o privilégio de receber dom Dimas, recém-chegado de uma viagem a Roma. Na platéia, estiveram presentes ex-ministros juristas, políticos e autoridades civis e militares.

Ao explicar como funciona a Campanha da Fraternidade, o bispo explicou que a iniciativa “não existe em outros países. “No começo a Campanha da Fraternidade, iniciada em 1964, tratava apenas de questões ligadas à Igreja Católica”, disse. Segundo o prelado, a campanha, com o passar dos anos, passou a abordar temas mais amplos, como o caso deste ano, em que aborda segurança pública e cidadania.

Ainda de acordo com monsenhor Dimas, o tema da Campanha da Fraternidade é escolhido em reunião entre os 17 regionais da CNBB cerca de dois anos antes de a campanha ser lançada, ocasião em que é avaliada a campanha do ano em vigor e votado o tema futuro. As bases, então, se mobilizam e mandam seus temas para serem votados. A partir daí, começa o processo de elaboração dos subsídios e, depois do texto-base pronto, os textos específicos.

Por fim, o bispo explicou que a CNBB utiliza o método da Ação Católica, que consiste em “VER, JULGAR e AGIR”.
O “VER” é um olhar mais científico sobre a realidade que nos cerca. Já o “JULGAR” é feito por teólogos à luz da Bíblia e emite juízos de valor sobre o que foi constatado. E o “AGIR” oferece diretrizes a serem seguidas de acordo com as diferentes realidades brasileiras.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas