Gaudium news > Religiosos discutem uso das redes sociais virtuais em congresso em Roma

Religiosos discutem uso das redes sociais virtuais em congresso em Roma

Cidade do Vaticano (Segunda, 09-03-2009, Gaudium Press) O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais convocou em Roma 75 bispos e vários sacerdotes representantes de 82 países para analisar os desafios e o que pode ser usados no trabalho de evangelização a partir dos novos meios de comunicação digital, como Facebook, Twitter, Orkut entre outros.

O encontro será concluído em 13 de março e é presidido pelo arcebispo Claudio Maria Celli, do dicastério da Santa Sé. O evento também terá a orientação de professores da Universidade Pontifícia Salesiana e da Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

“A idéia deste congresso consiste em ver, junto aos bispos, quais são as orientações de uma nova pastoral da Igreja no campo dos meios de comunicação social. Depois, o Conselho, junto a cardeais, bispos e consultores, se empenhará na redação de um novo documento”, disse o arcebispo, ao explicar que os novos tempos e as novas tecnologias exigem uma nova reflexão, que será tratada no documento.

De acordo com dom Celli, o objetivo do congresso é se perguntar “qual é a posição da Igreja, o que a Igreja tem que fazer, porque é cada vez mais inegável que as novas tecnologias não são somente instrumentos, mas criam uma nova cultura digital”.

O arcebispo reconheceu, em diálogo com os demais bispos, que o grande desafio, para eles, é o fato de não terem nascido na era digital, o que implica em uma dificuldade para aprender o manuseio das tecnologias, diferente do que acontece com os jovens. Um jovem bispo, da Nigéria, comentou que, neste sentido, os bispos mais experientes precisam aprender com os jovens, algo a que não estão acostumados.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas