Gaudium news > Papa dedica homilia do Ângelus deste domingo às mulheres

Papa dedica homilia do Ângelus deste domingo às mulheres

Cidade do Vaticano (Segunda, 09-03-2009, Gaudium Press) O papa Bento XVI dedicou a homilia da benção do Ângelus deste domingo, Dia Internacional da Mulher, a todas as mulheres que trabalham “às escondidas” pelo bem da humanidade. Ele dirigiu-se aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro da janela de seus aposentos.

Ao comentar a data, Bento XVI pediu uma forte reflexão pelos problemas enfrentados pelas mulheres no mundo. “A data de hoje nos convida a refletir sobre a condição da mulher e a renovar o empenho, para que sempre e onde quer que seja toda mulher possa viver e manifestar em plenitude as próprias capacidades, obtendo pleno respeito pela sua dignidade”.

Sem deixar de mencionar todas as mulheres que exercem trabalhos voluntários de diversos portes e pouco divulgados, o papa apontou Madre Teresa de Calcutá como o maior exemplo de mulher abnegada.

“… E a nossa época teve Madre Teresa de Calcutá: humilde filha da Albânia, tornada, pela graça de Deus, exemplo a todo o mundo no exercício da caridade e no serviço da promoção humana. Quantas outras mulheres trabalham todo dia, ‘às escondidas’, para o bem da humanidade e para o Reino de Deus. Entrego hoje a minha prece para todas as mulheres, para que sejam sempre mais respeitadas nas suas dignidades e valorizadas nas suas potencialidades”, afirmou.

Bento XVI falou também de suas próximas viagens apostólicas – á África, no próximo dia 17, e à Terra Santa, a partir do dia 8 de maio – e pediu que os fiéis orem pelo êxito de suas visitas.

“Na semana de 17 a 23 de março estarei na África, primeiro em Camarões e então em Angola, para manifestar a concreta aproximação minha e da Igreja aos cristãos e às populações daquele continente que é particularmente querido para mim. E de 8 a 15 de maio realizarei uma peregrinação pela Terra Santa para pedir ao Senhor, visitando os lugares santificados por sua passagem terrena, o precioso dom da unidade e da paz para o Oriente Médio e para toda a humanidade”.

Acolhendo o convite do rei da Jordânia, do presidente de Israel, do presidente da Autoridade Nacional Palestina e da Assembleia dos ordinários católicos – conforme consta de comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé – Bento XVI revelou que fará uma peregrinação por Omã, Jerusalém, Belém e Nazaré.

Na parte litúrgica do Ângelus, o papa comentou sobre o episódio da Transfiguração, reproposto hoje, segundo domingo da Quaresma. “Quando Jesus levou junto consigo a um alto monte Pedro, Tiago e João e se transfigurou: o seu rosto e a sua pessoa ficaram luminosos, resplandecentes.

A Transfiguração de Jesus, explicou o Papa, foi substancialmente uma experiência de oração.

“A oração atinge o seu ápice e por isso torna-se fonte de luz interior, quando o espírito do homem adere ao de Deus e às vontades de ambos se fundem quase a se formar uma força só. Quando Jesus sobe ao monte, se imerge na contemplação do desígnio do amor do Pai, que o havia enviado ao mundo para salvar a humanidade”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas