Gaudium news > Artigo: O menino que queria ser cardeal

Artigo: O menino que queria ser cardeal

BEnto-XVI.jpg
Papa Bento XVI na época em que era o cardeal Joseph Ratzinger

São Paulo (Sexta-feira, 16-04-2010, Gaudium Press) Há 83 anos – no dia 16 de abril de 1927, um Sábado Santo – o mundo viu nascer em Marktl am Inn, na Alemanha, Joseph Ratzinger. Um menino que, quando tinha apenas cinco anos, ao ver a impressionante vestimenta que usava o então cardeal de Munique, disse que queria ser cardeal, sem pensar que, anos mais tarde, seu sonho chegaria mas além e, em 2005, receberia a missão – encomendada por Deus – de guiar a Igreja Católica e de ocupar o trono de Pedro.

Hoje, no aniversário de Bento XVI, Gaudium Press rende uma homenagem ao Santo Padre, que com cinco anos de pontificado após a morte de seu predecessor João Paulo II, já recebeu as alcunhas de “grande teólogo” e “grande pregador”.

Uma juventude difícil, mas que fortaleceu sua fé
Para Ratzinger, a juventude não foi fácil. Teve que enfrentar a dura experiência do regime nazista, quando este havia dado início a uma campanha hostil contra a Igreja Católica, chegando a presenciar, entre outras coisas, atos violentos dos oficiais contra sacerdotes, como quando golpearam um pároco antes da celebração de uma Eucaristia.

Como muitos outros jovens alemães de então, quando tinha apenas 16 anos – e tendo que deixar o Seminário de San Miguel em Munique, no qual havia ingressado aos 12 anos – teve que se alistar na Juventude Hitlerista, mais precisamente nos serviços auxiliares antiaéreos, de onde desertou nos últimos dias da guerra.

Em que pese a difícil situação pela qual passou, foi precisamente em meio a estas circunstâncias que o jovem Ratzinger descobriu a verdade a beleza da fé em Cristo, graças, em parte, ao testemunho de esperança e de bondade que sempre observou em sua família. Logo após desertar das fileiras de Hitler, continuou seu caminho ao sacerdócio e estudou Teologia e Filosofia. Em 29 de junho de 1951, foi ordenado sacerdote, no mesmo dia em que também se ordenava sacerdote seu irmão, Gerog Ratzinger.

Um homem de mente brilhante
Como Teólogo, Ratzinger sempre defendeu a necessidade de encontrar uma nova linguagem que, baseada no Evangelho, dê respostas concretas às constantes inquietações do homem contemporâneo, ideia que ainda hoje defende como pontífice e que lhe permitiu dar à Igreja grandes contribuições.

Uma destas contribuições fez durante o Concílio Vaticano II – de 1962 a 1965 – quando foi teólogo consultor do então arcebispo de Colonia, cardeal Joseph Frings, e impulsionou a elaboração de textos inovadores para, por meio de novas linguagens, dar a conhecer as verdades centrais do cristianismo, como a Salvação.

Dentro de seus estudos, se destaca também “A Teologia da História de São Boaventura”, onde Ratzinger explica que a fé – que fundamenta a Igreja – deve estar baseada na tradição primeira do cristianismo dos Pais da Igreja e na mensagem libertadora do Evangelho.

Entre seus livros, apenas para mencionar alguns, se encontram: “Olhar para Cristo. Exercícios de fé, esperança e amor”, “A Fraternidade Cristã”, “Verdade, Valores, Poder. Pedras de toque da sociedade pluralista”, “Ser cristão na era neopagã”, “O sal da Terra”, “Um canto novo para o Senhor: a fé em Jesus Cristo e a liturgia hoje” e “Deus e o Mundo, crer e viver em nossa época”.

Além disso, graças a sua intensa atividade científica, desempenhou vários cargos dentro da Igreja, entre os quais se destaca, como cardeal, seus trabalhos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e como presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional.

Como presidente da Comissão para a preparação do Catecismo da Igreja Católica, foi encarregado de entregar a João Paulo II o novo Catecismo. Em 1998, o mesmo João Paulo II aprovou a eleição do cardeal Ratzinger como vice-decano do Colégio Cardinalício.

De sua parte, na cúria foi, entre outras funções, membro do Conselho da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados, para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para a Educação Católica e para as Causas dos Santos.

Um novo pontífice
Bento XVI se converteu – após sua eleição como novo sucessor de Pedro – no sétimo Papa alemão da história. No dia de sua nomeação, assomou à sacada da Basílica Vaticana e saudou aos fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro dizendo: “Queridfos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais escolheram a mim, um simples e humilde trabalhados na vinha do Senhor. Me consola o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar com instrumentos insuficientes, e sobretudo, me encomendo a vossas orações”.

Nos cinco anos de seu pontificado, Bento XVI escreveu três encíclicas: “Deus caritas est”, de 25 de dezembro de 2005 e que fala sobre o amor cristão; “Spe salvi”, de 30 de novembro de 2007, que faz referência á esperança cristã; e “Caritas in Veritate”, de 29 de junho de 2009, sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade.

Uma curiosidade: hoje, no seu aniversario, quem quiser enviar ao Sumo Pontífice uma mensagem de alento e de felicitação, terá a oportunidade de fazê-lo por meio do site www.arautos.org/felicitacion/.

Texto original de Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas