Gaudium news > Comunidades católicas chinesas de áreas afastadas também estão vivendo a Quaresma

Comunidades católicas chinesas de áreas afastadas também estão vivendo a Quaresma

São Paulo (Terça-feira, 02-03-2010, Gaudium Press) A mensagem de Bento XVI para a Quaresma 2010 – “A justiça de Deus se manifestou por meio da fé em Cristo” – é o ponto de referência central para as comunidades católicas chinesas que agora estão finalmente vivendo intensamente a Quaresma, em comunhão com a Igreja Universal.

Segundo informações divulgadas pela Agência Fides, durante o Curso de Formação que ocorreu de 22 a 25 de fevereiro, na comunidade eclesial de base da vila de Song Wang, da cidade de Ning Guo, na província de Na Hui, fiéis locais puderam estudar e meditar sobre a mensagem do Papa da mesma forma que outras comunidades.

Isto porque a comunidade católica de Song Wang, localizada em uma zona bastante pobre, há anos tinha dificuldade em receber regularmente os sacramentos e quase sempre tinham de atravessar a montanha, trocando de ônibus, para participar da Santa Missa dominical.

Hoje, graças ao empenho do sacerdote e das irmãs do local, também estes fiéis puderam ler a recém-publicada mensagem do Papa. Além disso, desde janeiro de 2010 tiveram vem contando com a celebração de uma missa mensal fixa, portanto podem afirmar que vivem “uma Quaresma espiritualmente feliz”.

Mais de 60 fiéis da catedral da Diocese de Jing Xian tomaram parte nos cinco dias de retiro espiritual. Durante esses dias, os fiéis batizados há bastante tempo, juntamente com os neo-batizados, dividiram a própria experiência da fé, a leitura da Sagrada Escritura, a oração, o sacramento da reconciliação.

Segundo os sacerdotes e religiosos organizadores da iniciativa, “o retiro é necessário tanto para viver a Quaresma preparando a Santa Páscoa quanto por consolidar o sentido missionário dos fiéis, para que possam viver bem a vida cristã mantendo sempre vivo e forte o fogo do Amor”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas