Gaudium news > Presidente do episcopado do Haiti estima mortos por terremoto em 500 mil

Presidente do episcopado do Haiti estima mortos por terremoto em 500 mil

Igreja-destruida-no-Haiti.jpg
Igreja destruída no Haiti: para Dom Kebreau, terremoto irá mudar mentalidade dos haitianos

Porto Príncipe (Segunda-feira, 01-03-2010, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal do Haiti, Dom Louis Kebreau, que é também arcebispo de Cap-Haitien, participou ontem de um encontro com estudantes haitianos na Pontifícia Universidade Católica Madre Y Maestra (PUCMM), na cidade de Santiago, na República Dominicana.

Na ocasião, Dom Louis falou sobre os efeitos ainda sentidos do terremoto no Haiti, no dia 7 de janeiro.

Segundo estimou o prelado, já são mais de 500 mil os mortos pelo tremor de terra – número que pode subir ainda mais, já que, passado mais de um mês da tragédia, ainda continuam aparecendo corpos sob os escombros.

Dom Louis defendeu a reconstrução “digna e humana” de seu país e ressaltou que também a Igreja local perdeu muitas vidas na tragédia, entre as quais as de 16 seminaristas e um sacerdote.

Para o religioso, o terremoto servirá para mudar a mentalidade do povo haitiano e contribuirá para que as “pessoas reflitam sobre o sentido da vida”.

A magnitude dos danos causados pelo tremor no Haiti foram maiores que no Chile – cuja potência do terremoto foi mais de 900 vezes maior – porque Porto Príncipe foi construída para 100 mil habitantes, mas no momento da catástrofe viviam na cidade mais de 3 milhões, a grande maioria em construções precárias, de estrutura frágil e sem qualquer planejamento urbano. Além disso, o epicentro do terremoto haitiano foi em terra, diferentemente do chileno, no oceano, e sua origem foi mais próxima da superfície que no Chile.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas