Gaudium news > Salesianos se reúnem em Turim para 28º Capítulo Geral

Salesianos se reúnem em Turim para 28º Capítulo Geral

Itália – Turim (Terça-feira, 18-02-2020, Gaudium Press) “Que Salesianos para os jovens de hoje?” é o tema do 28º Capítulo Geral dos Salesianos, iniciado em Turim, Itália, no domingo, 16 de fevereiro, e se estenderá até 4 de abril.

O Capítulo, que reúne 242 capitulares representando 7 regiões da Congregação Salesiana -mais de 130 países-, trabalhará por sete semanas com o objetivo de “fortalecer a vocação e a identidade carismática dos salesianos de Dom Bosco”, como destaca a Agência Salesiana de Informação (ANS) em uma nota informativa.

Salesianos se reúnem em Turim para 28º Capítulo Geral 1.jpg

O evento retornou a Valdocco, Turim, 62 anos após não ter acontecido na cidade italiana. Um fato que tem grande significado para os capitulares, pois foi ali que o carisma de São João Bosco nasceu e cresceu para o mundo com a fundação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, Salesianos.

“Onde se encontra nosso lugar de origem, se encontra o local de nossa originalidade”, indicou sobre este fato o Padre Stefano Vanoli, Regulador do 28º Capítulo Geral, ao iniciar as reflexões.

Em entrevista à ANS, o Regulador se referiu ao tema do capítulo -“O que são os Salesianos para os jovens de hoje?”- explicando que “é um tema unitário, mas articulado em três núcleos: a prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje, o perfil salesiano para os jovens de hoje, a missão e a formação compartilhada entre os salesianos e os leigos”; núcleos que estão presentes no Instrumento de Trabalho que foi elaborado por duas Comissões Pré-capitulares nomeadas pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime.

Segundo o Padre Vanoli, “é necessário analisar profundamente estes aspectos para definir e redefinir a ‘face’ do Salesiano consagrado de hoje. Para alcançar este objetivo, começamos necessariamente com os jovens que são o ‘lugar teológico’ no qual, como Dom Bosco, também fomos chamados por Deus”.

Precisamente este Capítulo Geral, entre suas novidades, traz a presença de 21 jovens. “Eles participarão durante uma semana em meio aos Capitulares e darão sua contribuição ao tema da prioridade na missão juvenil salesiana hoje”, assinalou o Regulador do Capítulo.

Também comentou que haverá a participação de uma dúzia de leigos que colaboram em diferentes partes do mundo salesiano. “Eles são chamados a oferecer sua contribuição ao núcleo da missão e da formação compartilhada dos leigos”, expôs o Padre Vanoli.

Salesianos se reúnem em Turim para 28º Capítulo Geral 2.jpg

As Jornadas de reflexão se iniciam pela manhã com a oração, dividindo os capitulares em grupos lingüísticos, posteriormente se passa à escuta, estudo e primeira reflexão pessoal para tomar consciência a presença da Congregação Salesiana no mundo.

Nos próximos dias, espera-se a apresentação de relatórios em comissões, que serão expostas ao Reitor-Mor, que também tem a tarefa de apresentar um tema unificador com seu relatório de sexênio de 2014-2020.

O primeiro Capítulo Geral da Congregação Salesiana ocorreu em Turim em 1877, sendo presidido por São João Bosco e com a participação de 23 salesianos. Desde então, os capitulares se multiplicaram 10 vezes com 242 participantes com direito a voto, são eles os inspetores e delegados selecionados por cada Inspetoria Salesiana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas