Gaudium news > Chega a Roma o Cardeal Tagle, novo Prefeito da Propaganda Fide

Chega a Roma o Cardeal Tagle, novo Prefeito da Propaganda Fide

Roma (Quarta-feira, 12-02-2020, Gaudium Press) O novo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, antiga Propaganda Fide, Cardeal Luís Antônio Gokim. Tagle chegou a Roma na última segunda-feira.

Chega a Roma cardeal Tagle, novo Prefeito da Propaganda Fide-Foto Gaudium Press.jpg
Cardeal Tagle, novo Prefeito da
Congregação para a Evangelização dos Povos.
Foto Gaudium Press

Em Roma, o purpurado filipino foi recebido no Aeroporto de Fiumicino pelo secretário da Congregação, arcebispo Protase Rugambwa, o secretário adjunto e presidente das Pontifícias Obras Missionárias, arcebispo Giampietro Dal Toso, o subsecretário Dom Ryszard Szmydki, OMI e o administrador, Dom Avenida Giovanni Ermes.

Despedida dedas Filipinas

Na manhã do último domingo, dia 9, ao anunciar sua partida, Dom Tagle dirigiu-se aos fiéis de Manila, reunidos para a Missa na Catedral, com as seguintes palavras:

“Eu os saúdo. Nesta semana, começo a trabalhar na Congregação, no Vaticano.

Foi uma honra e uma bênção ter conhecido e ter colaborado com vocês. Vou guardar como um tesouro o tempo passado com vocês.

Podem contar sempre com minhas orações. Por favor, rezem por mim e por minha missão.

Rezem para que vocês sejam dócil à ação do Espírito Santo, continuando vida na arquidiocese, à espera do próximo arcebispo.

Estejam sempre na alegria!”.

Luís Antônio Gokim Tagle

O nome do novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos foi anunciado no último dia 8 de dezembro de 2019, festa da Imaculada Conceição.

Luís Antônio Gokim Tagle, nasceu em 21 de junho de 1957, em Manila.
Pertence a uma família católica -seu pai de etnia tagalo e a sua mãe de origem chinesa.

Foi ordenado sacerdote em 1982.

Estudou nos Estados Unidos, onde obteve o doutorado em Teologia com uma tese sobre a evolução da noção de colegialidade episcopal desde o Concílio Vaticano II.

Passou sete anos em Roma para aprofundar seus estudos e em 1997 ingressou na Comissão Teológica Internacional.

Depois de ter sido pároco da catedral de Imus, aos 44 anos, foi nomeado bispo dessa diocese por São João Paulo II, em outubro de 2001.

Dedicou-se em particular à pastoral juvenil e inaugurou o primeiro encontro de jovens asiáticos em Imus.

Em 13 de outubro de 2011, Bento XVI nomeou-o Arcebispo Metropolita de Manila e treze meses mais tarde, em novembro de 2012, durante o último Consistório do Pontificado do Papa Ratzinger, recebeu o chapéu cardinalício.

Além de até agora estar à frente da arquidiocese de Manila, Dom Tagle é também presidente da Caritas Internationalis e da Federação Bíblica Católica.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas