Gaudium news > Massacres terroristas no Congo: 123 mortos em 3 meses

Massacres terroristas no Congo: 123 mortos em 3 meses

Mambasa-Congo (Quinta-feira, 05-02-2020, Gaudium Press) Calcula-se que, pelo menos, quarenta civis foram mortos em uma série de ataques a seis aldeias no território de Mambasa, Província de Ituri, localizada em Kivu do Norte, a leste da República Democrática do Congo.

Massacres terroristas no Congo 123 mortos em 3 meses-Foto Combonianos.jpg
Pelo menos, quarenta civis foram mortos
em ataques realizados no último fim de semana.
Foto: Combonianos

Os últimos ataques foram realizados na noite de sábado, 1° Fevereiro, e domingo 2 de fevereiro.

De acordo com relatos feitos à Agência Fides por uma ONG local, a CEPADHO, os massacres foram perpetrados por terroristas do ADF / MTM (Madina a Tauheed Wau Mujahedeen), um grupo que afirma sua adesão ao Estado Islâmico e que se dividiu em pequenas unidades de combate terrorista para atacar simultaneamente as várias aldeias espalhadas por todo o território.

Segundo afirma a ONG CEPADHO, pelo menos 112 civis foram mortos pelos jihadistas islâmicos num espaço de 5 dias na semana passada.

Os recentes massacres elevam o número de civis mortos pelo ADF / MTM para 370. Segundo afirma eles trata-se de uma represália às ofensivas de larga escala lançadas contra esses jihadistas islâmicos pelas Forças Armadas do Congo (FARDC) desde 30 de outubro de 2019.

Este número de mortos representa uma média de 123 civis massacrados em um período de 3 meses.

A este número devem ser acrescentadas as sete pessoas mortas nos três ataques contra o posto policial de Mamove na noite de 31 de janeiro, por uma milícia de autodefesa May May.

Um grupo de May May atacou o escritório de coordenação para enfrentar a epidemia de Ebola, em Biakato.
Graças à intervenção da polícia e do exército, os milicianos terroristas islâmicos foram repelidos, mas não antes de terem destruído dois veículos fornecidos à estrutura. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas