Gaudium news > Conferência Episcopal da Polônia divulga dados sobre a Vida Consagrada no país

Conferência Episcopal da Polônia divulga dados sobre a Vida Consagrada no país

Polônia – Varsóvia (Segunda-feira, 03-02-2020, Gaudium Press) Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado no dia 02 de fevereiro, a Conferência Episcopal da Polônia divulgou estatísticas sobre a Vida Consagrada no país.

Os dados, referentes ao ano de 2018, mostram que a maioria dos membros consagrados na Polônia é constituída por mulheres. De 31 mil religiosos, 20 mil são freiras, das quais 1.290 vivem em mosteiros contemplativos.

Conferência Episcopal da Polônia divulga dados sobre a Vida Consagrada no país.jpg

“A essência da vida religiosa é aquela de ser testemunha de Jesus e de amá-Lo radicalmente. Queremos transformar o mundo por dentro através do amor, da oração, do serviço e do trabalho”, afirma a Irmã Maksymilla Pliszka, presidente da Conferência das Superiores Maiores das Religiosas na Polônia.

Outro dado indicado no relatório é a presença de 106 congregações femininas com 2.120 casas religiosas no país. Dentre os vários trabalhos das religiosas está a administração de creches, escolas, dormitórios, orfanatos, centros educativos, abrigos para moradores de rua, refeitórios para pobres, hospitais, centros de reabilitação, casas de férias para leigos e asilos.

Já os dados sobre a Vida Consagrada masculina na Polônia, destacam-se os mais de 11 mil frades poloneses que prestam serviço em nível nacional ou no exterior. Das congregações, as com maior número de membros são a franciscana, com 1.230, seguida pelos salesianos, com 1.040 e os franciscanos conventuais, com 934.

“O Papa Francisco sublinha que as ordens religiosas são, para a Igreja, aquilo que o coração é para o homem. A essência da vida religiosa é tornar a vida de Cristo presente no mundo através dos três votos de castidade, pobreza e obediência. A castidade é amor, a pobreza é liberdade e a obediência é disponibilidade. Cristo era assim: amava, era livre e obediente”, ressaltou o presidente da Comissão para os Institutos da Vida Consagrada e as Associações de Vida Apostólica da Conferência Episcopal, Dom Jacek Kicinski. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas