Gaudium news > Esta pode ser a fotografia mais antiga de São João Bosco

Esta pode ser a fotografia mais antiga de São João Bosco

Redação (Sexta-feira, 31-01-2020, Gaudium Press) A propósito da festa de São João Bosco, que a Igreja Católica celebra no dia 31 de janeiro, a agência de informação Salesiana ANS, destacou uma fotografia que se acredita ser a mais antiga que se tem do patrono da juventude, mas que foi encontrada somente em 2002.

Esta pode ser a fotografia mais antiga de São João Bosco.jpg

Na imagem aparece Dom Bosco com quatro senhoras. Seu rosto é jovem com uma expressão serena e se vê, inclusive, um pouco robusto.

Segundo o Padre Francesco Motto, que é historiador, e realizou um estudo sobre a fotografia, esta seria a primeira imagem que se tirou do Santo, quer dizer, a mais antiga, mas pouco conhecida, devido a que se encontrou há menos de duas décadas atrás.

O sacerdote e historiador, expondo o estudo, oferece um dado curioso sobre os personagens da imagem e a mesma fotografia:

“Os cinco personagens tem um pouco de ar perdido e surpreendido de alguém que está diante de um objeto desconhecido: algo mais habitual nos retratos da época, na qual não se concebia uma personagem que não olhasse a lente, com a consequência que se posava rígido e frontal diante da câmera fotográfica”.

O Padre Motto, destaca o fato de que o Santo se encontre no centro da imagem, e aparece um pouco diferente a como se conhece na iconografia tradicional:

“Se é Dom Bosco -tal foi sempre nossa crença e os resultados da pesquisa científica parecem confirmar-, é um Dom Bosco um pouco diferente do que nos transmitiu a iconografía tradicional. A primeira vista, se poderia ficar perplexo já que não se corresponde perfeitamente com a imagem mais difundida com a qual estamos acostumados”.

Ainda que alguns a primeira vista poderiam duvidar de que o clérigo que aparece na imagem é ou não São João Bosco, estudos comprovaram que se trata dele, como a análise que realizou o ‘Raggruppamento Investigazioni Scientifiche dei Carabinieri’ (RACIS) de Roma, na qual se concluiu que se tratava do mesmo Santo que se encontra em algumas fotografías originais. Esta instituição emitiu um juízo de total compatibilidade-identidade entre o sacerdote da fotografia e o de outras imagens fotográficas de Dom Bosco.

Sobre a data da imagem, se acredita que esta pode ter sido tirada no final dos anos cinquenta ou início dos anos sessenta do século XIX, e o lugar pode ter sido a localidade de Chieri, pela qual as quatro mulheres -que não se sabe com certeza quem são, ainda que há algumas hipóteses- poderiam ser desta cidade ou de vizinhas, além de pertencer também a uma família de classe alta, já que na época tirar uma fotografia com estas características era muito custoso.

Segundo o Padre Motto é provável que o fundador da Congregação Salesiana tenha concordado em tirar a fotografia como forma de gratidão aos seus benfeitores.

“É lógico supor que, neste caso, trata-se de pessoas ricas economicamente bem dispostas até sua obra e com as quais manteve relações de grande estima e simpatia”, indica o historiador.

Acesse aqui o estudo completo sobre a imagem realizado pelo Padre Francesco Motto. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas