Gaudium news > O perdão é o remédio para curar as doenças da alma, diz Papa na Casa Santa Marta

O perdão é o remédio para curar as doenças da alma, diz Papa na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 17-01-2020, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, 17/01, celebrando Missa na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco comentou em sua homilia o trecho do Evangelho segundo Marcos, que apresenta o episódio da cura de um paralítico realizada por Jesus.

O perdão é o remédio para curar as doenças da alma, diz Papa na Casa SAnta Marta-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
O Senhor nos ensina que a saúde da alma precisa ser preservada.
Foto: Arquivo Gaudium Press

São Marcos narra no Evangelho de hoje que Jesus estava em Cafarnaum, em uma casa e uma multidão reuniu-se em sua volta.
Através da abertura feita no teto da casa, algumas pessoas levam a Ele um homem deitado numa maca.

A esperança é que Jesus cure o paralítico, mas surpreende a todos dizendo:
“Filho, os teus pecados estão perdoados”. Somente depois ordenará que se levante, pegue a cama e volte para casa.

Comentários

Francisco comentou que, com as suas palavras, Jesus nos permite ir ao essencial:
“Ele é um homem de Deus”.

Jesus cura, mas não é um curandeiro, ensina, mas é mais do que um mestre, e diante da cena que se apresenta, vai ao mais importante, ao essencial:

Jesus olha o paralitico e diz: “Os teus pecados estão perdoados”.

A cura física é um dom, a saúde física é um dom que devemos proteger. Mas o Senhor nos ensina ainda que também a saúde do coração, a saúde espiritual precisa ser preservada”, comentou o Papa.

Jesus vai ao essencial

Jesus vai ao essencial também com a mulher pecadora, descrita no Evangelho, quando diante do seu choro, diz:
“Os teus pecados estão perdoados”.

As pessoas se escandalizam, -diz afirmou o Papa-, “quando Jesus vai ao essencial, se escandalizam, porque ali está a profecia, ali está a força”.

Do mesmo modo, “vai, mas não peques mais”, diz Jesus ao homem da piscina que nunca chega em tempo para descer na água para poder curar.

À Samaritana que lhe faz tantas perguntas, -“fazia um pouco o papel de teóloga”, disse o Papa – Jesus pergunta do marido. Vai ao essencial da vida.

O que é essencial?

“E o essencial é a sua relação com Deus, -afirmou Francisco- E nós muitas vezes esquecemos disto, como se tivéssemos medo de ir propriamente ali, onde há o encontro com o Senhor, com Deus”.

E a saúde da alma?

O Papa observou que fazemos tanto por nossa saúde física, trocamos conselhos sobre médicos e remédios, o que é bom, “mas pensamos na saúde do coração?”.

“Aqui tem uma palavra de Jesus que talvez nos ajudará: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Estamos acostumados a pensar neste remédio do perdão dos nossos pecados, dos nossos erros? Nós nos perguntamos: “Eu devo pedir perdão a Deus por alguma coisa?”. “Sim, sim, sim, em geral todos somos pecadores”, e assim a coisa se dilui e perde a força, esta força de profecia que Jesus faz quando vai ao essencial. E hoje Jesus, a cada um de nós, nos diz: “Eu quero perdoar os teus pecados”.

O perdão é o remédio para a saúde da alma

O Papa prosseguiu afirmando que há pessoas que não encontram pecados em si mesmas para confessar, porque “falta a consciência dos pecados”.

“Pecados concretos”, “doenças da alma”, “doenças da alma” que devem ser curadas “e o remédio para se curar é o perdão”.

“É uma coisa simples, mas que Jesus nos ensina quando vai ao essencial. O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Devemos preservar bem a do corpo, mas também a saúde da alma. E devemos ir àquele médico que pode nos curar, que pode perdoar os pecados. Jesus veio para isto, deu a vida por isto. “

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas