Gaudium news > Secretaria de Estado do Vaticano terá uma mulher como subsecretária

Secretaria de Estado do Vaticano terá uma mulher como subsecretária

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-01-2020, Gaudium Press) A partir de agora uma mulher será Subsecretária da Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

A informação da Sala de Imprensa da Santa Sé foi distribuída nesta quarta-feira, 15 de janeiro.

Secretaria de Estado do Vaticano terá mulher como Subsecretária-Foto GrandimMedia.jpg

Francesca Di Giovanni
será a primeira subsecretária da Secretaria de Estado do Vaticano. 
Foto: Grandim Media

Francesca Di Giovanni

Francisco nomeou Francesca Di Giovanni, que trabalha desde 1993 na seção de Relações com os Estados, no setor multilateral da Secretaria de Estado do Vaticano e trabalhou anteriormente no setor jurídico-administrativo no Centro Internacional da Obra de Maria (do Movimento dos Focolares).

Di Giovanni nasceu na cidade italiana de Palermo, em 1953, e é formada em Direito.
Ela trabalhou no âmbito multilateral em diferentes áreas, incluindo migrantes e refugiados, direito internacional humanitário, comunicações, direito internacional privado, condição das mulheres, propriedade intelectual e turismo.

Dois subsecretários

Com esta nomeação a seção de Relações com os Estados terá dois subsecretários.

O outro subsecretário é Dom Miros?aw Wachowski, que será o responsável principal pelo setor da diplomacia bilateral.

Falando a Vatican Newa, Francesca disse que “há muitos anos pensamos na necessidade de um subsecretário para o setor multilateral: um setor delicado e importante que necessita de uma particular atenção, porque tem modalidades próprias, em parte diferentes do âmbito bilateral”.

Di Giovanni afirmou que “sinceramente jamais pensei” nessa nomeação e explicou que é um cargo novo no qual tentará fazer “tudo para corresponder à confiança que me foi dada”.

Ela confirmou que “é a primeira vez que uma mulher tem um cargo de direção na Secretaria de Estado” e que “espera não o fazer sozinha: gostaria de contar como sempre com a sintonia que até agora caracterizou o nosso grupo de trabalho”, disse Di Giovanni.

Santa Sé e missão na Comunidade Internacional

Francesca Di Giovanni destacou “a atenção do Papa para com o setor multilateral, que hoje é colocado em discussão por alguns, mas que tem uma função fundamental na comunidade internacional”.

Para finalizar, a nova subsecretária da seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano assinalou:

“a Santa Sé tem também a missão, na Comunidade internacional, de cuidar para que a interdependência entre os homens e as nações se desenvolvam em uma dimensão moral e ética, além das outras dimensões e vários aspectos que as relações adquirem no mundo atual”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas