Gaudium news > Imagem peregrina de Nossa Senhora Fátima visitará Nicarágua

Imagem peregrina de Nossa Senhora Fátima visitará Nicarágua

Portugal – Fátima (Sexta-feira, 27-12-2019, Gaudium Press) A partir de janeiro de 2020, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima peregrinará pela Diocese de Jinotega, na Nicarágua. Esta será a primeira viagem da imagem peregrina de Fátima a este país da América Central, onde permanecerá durante um tempo para depois retornar ao Santuário.

Imagem peregrina de Nossa Senhora Fátima visitará Nicarágua.jpg

O acontecimento atende a um pedido feito pelo Bispo de Jinotega, Dom Carlos Enrique Herrera, que enviou uma carta ao Santuário de Fátima, ressaltando que os fiéis de sua Diocese “têm um grande amor e devoção à Virgem de Fátima e a estas aparições marianas. Seria, portanto, uma grande riqueza espiritual contar com a imagem”.

O prelado expressou ainda sua intenção de que esta peregrinação ocorra de forma nacional. “Vamos sensibilizar toda a Conferência Episcopal da Nicarágua para se mobilizar nesta visita”, acrescenta.

A Diocese de Jinotega foi criada em 1891 e está dividida em quatro zonas pastorais, tendo 14 paróquias e 4 curatos. Além disso, possui 30 sacerdotes que atendem a uma população de cerca de 460 mil habitantes, dos quais 65% são católicos.

Uma imagem que peregrina pelo mundo

Desde 1947 a imagem Peregrina de Fátima tem visitado o continente Americano peregrinando por diferentes países, sobretudo na América do Sul. Em janeiro deste ano, a imagem esteve, a título excecional, no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude. Também esteve na Arquidiocese de San José, na Costa Rica e, em maio, a imagem seguiu rumo a São Paulo, onde ficou até ao final do mês de Maria.

Neste ano pastoral do Santuário, cujo tema é “Dar graças por Peregrinar em Igreja”, a imagem Peregrina de Fátima irá ainda a duas Dioceses da Espanha – Santiago de Compostela e Alicante- e a Coimbra, em Portugal e percorrerá vários Dioceses de outros países europeus, com destaque para Itália.

Feita de acordo com as indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, no dia 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Este percurso se origina no ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia.

Em abril de 1946 essa ideia foi retomada por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Durante mais de meio século de peregrinação, a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas