Gaudium news > Igreja na Bahia pronta para celebrar Festa do Senhor do Bonfim

Igreja na Bahia pronta para celebrar Festa do Senhor do Bonfim

Bahia – Salvador (Sexta-feira, 20-12-2019, Gaudium Press) Entre os dias 9 e 19 de janeiro, se ocorrerão as celebrações por ocasião da Festa do Senhor do Bonfim. Os festejos deste ano terão como tema central “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção” e como lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”.

 Igreja na Bahia pronta para celebrar Festa do Senhor do Bonfim 1.jpg
Foto: Gildo Lima – Arquidiocese de Salvador

A festa do Senhor do Bonfim tem atraído anualmente um público cada vez maior, arrastando multidões durante os dias festivos. Calcula-se que neste ano de 2019, a Lavagem do Senhor do Bonfim tenha reunido mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de oito quilômetros, que vai da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia à Colina Sagrada.

Realizada sem interrupção desde o ano de 1745, a Festa de Nosso Senhor do Bonfim foi registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro no dia 5 de junho de 2013, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Programação 2020

No dia 9 de janeiro, ocorrerá a abertura do novenário marcada pelo hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, às 18h30. O novenário segue até o dia 18 de janeiro (exceto no dia 16 quando ocorre a Lavagem), sempre às 19h. Na véspera da Lavagem (dia 15), às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim será conduzida até o 2º Distrito Naval, numa procissão marítima.

Já no dia 16 de janeiro, ocorrerá a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica e a 7ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 7h, e seguirá em direção à Colina Sagrada. O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745.

Igreja na Bahia pronta para celebrar Festa do Senhor do Bonfim 2.jpg
Foto: Gildo Lima – Arquidiocese de Salvador

A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar. Ao chegarem a Colina Sagrada, os participantes serão acolhidos com um show de músicas religiosas. Padre Edson transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem alusiva ao Ano Jubilar e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

A programação do dia festivo – 19 de janeiro – começa com a alvorada às 5h. Haverá missas às 5h, 6h, 7h30, 9h, e 15h. O Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a missa solene e concederá a Bênção Apostólica, às 10h. A partir das 16h, os fiéis participarão da procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares. Os festejos terminaram com a oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas