Gaudium news > Milagre da liquefação do sangue de São Gennaro se repete em Nápoles

Milagre da liquefação do sangue de São Gennaro se repete em Nápoles

Itália – Nápoles (Quinta-feira, 19-12-2019, Gaudium Press) Às 10h37, da última segunda-feira, 16 de dezembro, fiéis reunidos na capela do tesouro da Catedral de Nápoles puderam presenciar a repetição do milagre da liquefação do sangue de São Gennaro, padroeiro da cidade italiana.

Milagre da liquefação do sangue de São Gennaro se repete em Nápoles Foto Paola Magni Wikipedia.jpg
Milagre da liquefação do sangue de São Gennaro se repete em Nápoles.
Foto: Paola Magni / Wikipedia

Giovanni Pignatelli, um dos membros da Comissão da Capela do Tesouro de São Gennaro, anunciou a repetição do milagre através de um tradicional costume: a agitação de um lenço branco. A liturgia foi presidida pelo abade da capela, Dom Vincenzo De Gregorio.

O milagre da liquefação

A liquefação do sangue de São Gennaro ocorre três vezes por ano: no sábado anterior ao primeiro domingo de maio, por ocasião do translado dos restos mortais do santo a Nápoles; em 19 de setembro, data de sua festa litúrgica; e 16 de dezembro, aniversário da intercessão de São Gennaro para evitar os efeitos da erupção do vulcão Vesúvio no ano 1631.

O processo nem sempre acontece da mesma forma: às vezes demora várias horas, ou mesmo dias, ao se liquefazer. Em outras ocasiões, como em 2018, o milagre ocorre antes da celebração litúrgica e, em outros episódios, por motivos desconhecidos, o sangue não se liquefaz.

Nápoles e o sangue de San Gennaro

O fenômeno da liquefação do sangue de San Gennaro tem um estreito vínculo com a história de Nápoles e vários acontecimentos catastróficos dos quais foi prevenida a cidade. A partir do século XVI se faz referência ao milagre do sangue líquido e ao santo, a quem foi atribuído ter protegido Nápoles das guerras, pestes e catástrofes naturais como a erupção do vulcão Vesúvio.

Muitos napolitanos têm a crença que se o sangue de San Gennaro não se tornar líquido para suas festividades, é sinal de que alguma tragédia cairá sobre a cidade. Pelo menos assim ficou consignado na história em 1980 quando o milagre não ocorreu e nesse ano um terremoto afetou o sul de Nápoles, deixando mais de dois mil mortos.

Pesquisas científicas realizadas sobre o sangue falam do caráter sobrenatural do fenômeno da liquefação. De todas elas, chama a atenção o fato de que o sangue, em seu estado sólido, não ocupa sempre o mesmo volume da ampola que a contêm. Em ocasiões chega a ocupar, inclusive, todo o recipiente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas