Gaudium news > Religiosas vivem particular carisma de contemplação em Ordem criada para cegas

Religiosas vivem particular carisma de contemplação em Ordem criada para cegas

Itália – Turim (Segunda-feira, 09-12-2019, Gaudium Press) Na Igreja, cada um dos membros cumpre uma função específica e uma congregação religiosa contemplativa da Itália bem poderia ser parte dos olhos do Corpo Místico de Cristo: trata-se das Filhas de Jesus Rei, uma comunidade de Irmãs cegas de vida contemplativa. Com os olhos da alma, as religiosas contemplam diariamente o rosto de Cristo e vivem um carisma de oração pelo resto da Igreja.

Religiosas vivem particular carisma de contemplação em Ordem criada para cegas.jpg

“O propósito de nossa consagração é viver uma vida de oração, silêncio e adoração pelo Santo Padre, pela santificação dos sacerdotes, a preservação e a difusão da Fé, para que o Reino de Deus se estenda à todos os corações”, explica a apresentação oficial da comunidade, fundada no dia 02 de fevereiro de 1932 pelo Beato Luigi Boccardo, Irmão do Beato Giovanni Maria Boccardo, que por sua vez fundou a Congregação das Pobres Filhas de São Cayetano, comunidade irmã da qual as religiosas tomam suas Constituições e sua Regra.

A criação da comunidade teve sua origem providencial na sucessão do Beato Giovanni Maria Boccardo à frente da comunidade que fundou por causa de uma enfermidade. Seu irmão tomou a responsabilidade de guiar a congregação e isto significou ser responsável do Instituto de Meninas Cegas de Turim. Uma das mulheres do Instituto manifestou ao Beato sua vocação à vida religiosa e sua impossibilidade de unir-se a uma congregação devido a sua cegueira, pelo qual o Superior reconheceu a necessidade de uma instituição com esse carisma particular.

Para fazer possível a admissão de religiosas com esse chamado, adaptou a vida contemplativa o carisma das Pobres Filhas de São Cayetano e fundou as Filhas de Jesus Rei. “Profundamente agradecidas com Deus por ter sido escolhidas por Ele para fazer parte do coro da Igreja de oração, celebramos com grande alegria e entusiasmo todas as partes da Liturgia das Horas, convertendo-nos na voz de todas as criaturas”, comenta a apresentação das religiosas. Isto é possível graças à disponibilidade dos textos litúrgicos em sistema Braille.

As religiosas têm uma vivência particular da Fé e de importantes conceitos e imagens que fazem parte da transmissão da Fé. “O clima de silêncio e oração no qual passamos a maior parte do dia nos dá a oportunidade de ver as coisas e os eventos na verdadeira luz, a de Deus, e de fazer nossas as ansiedades de cada homem, apresentando-as com Jesus ao Pai em um brado de profunda súplica, para obter graças de misericórdia e salvação para todos”, relatam as religiosas. “Com nossa vida de oração e contemplação, já aqui na terra começamos um discurso de amor que se eternizará no Paraíso”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas