Gaudium news > Maria, sinal da benevolência divina

Maria, sinal da benevolência divina

Redação (Sexta-feira, 06-12-2019, Gaudium Press) No site da Diocese de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, o Bispo diocesano, Dom Antônio Carlos Rossi Keller comentou a Solenidade a ser celebrada no próximo domingo, a Imaculada Conceição de Maria

Maria, sinal da benevolência divina.jpg

Dom Rossi Keller inicia seu artigo referindo-se à primeira leitura:

“A primeira Leitura desta Solenidade (Gênesis 3,9-15.20) nos diz que: “Depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: ‘Onde estás?’

Ele respondeu: ‘Ouvi o rumor dos vossos passos no jardim e, como estava nu, tive medo e escondi-me’.”

Comenta Dom Rossi Keller:

“A serpente seduziu Eva e esta arrastou Adão na sua desgraça e ruína do pecado original. De repente, Adão e Eva viram-se reduzidos à mais extrema indigência. Afinal o que Satanás queria não era fazê-los como deuses, mas reduzi-los à miséria e à infelicidade.”

Sobre o Pecado Original

“O pecado original destruiu a filiação divina e a consequente intimidade com Deus.
Adão e Eva escondem-se, porque têm medo de se encontrarem com Deus.

Não é normal que um filho tenha medo do pai e se esconda quando ele chega em casa. O mais normal é que se lance a correr ao seu encontro e se abrace a ele, cobrindo-o de beijos.

No caso de Adão e Eva, foram-lhes roubados os tesouros da graça e da filiação divina. Adão confessa, triste que está nu.

A nudez é sobretudo a extrema indigência a que o demónio conseguiu reduzi-los, levando-os ao pecado. Os nossos pecados pessoais fazem-nos também perder o gosto de estar com Deus – de orar – de tratar de coisas espirituais, diz o Bispo de Frederico Westphalen.

Pecado Original: lenda?

Explica Dom Keller:

“O pecado original dos nossos primeiros pais não é uma lenda, mas um tremendo acontecimento cujas consequências ainda se fazem sentir hoje.

O pecado grave pessoal é como um naufrágio em que perdemos tudo o que levávamos conosco.

Por ele perdemos a graça santificante – veste indispensável para entrarmos no Céu – a comunhão de Amor com Deus, a paz e a alegria interior, a paz da consciência e o sentido da vida.”

Inimizades entre ti e a Mulher…

Dom Antônio Carlos recorda que “Deus vem ao encontro dos dois, não para os castigar e humilhar, mas para os ajudar a compreender o mal que tinham feito e anunciar-lhes a misericórdia. “

“O primeiro sinal da benevolência do Senhor é a promessa de confiar a luta contra Satanás e seus sequazes a uma Mulher que seguirá à frente dos filhos de Deus.

“Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás no calcanhar. “

Deus sonhou com Maria

“Segundo os Seus desígnios eternos, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade – o Verbo – assumirá a nossa natureza humana com todas as suas fragilidades, exceto no pecado.

“Como Deus, as Suas obras têm merecimento infinito, podendo, com efeito, pagar a dívida infinita contraída pelo pecado dos nossos primeiros pais e pelos pecados de cada um de nós, até ao fim do mundo.

“Como Homem, poderá apresentar-se diante do Pai em nome de cada um de nós.
Mas, para assumir verdadeiramente a natureza humana – um corpo mortal – seguindo as leis da natureza, precisará do seio de uma mulher.

Foi assim que Deus “sonhou” com Maria desde toda a eternidade. Adornou-a com todas as qualidades, dons e graças, explicou Dom Keller.

Demônio vencido por uma Mulher concebida sem pecado original

Para encerrar, Dom Rossi Keller explica duas marviolhas:

Ela foi imune da culpa original, pelos méritos do seu futuro Filho. Como poderia Deus suportar que o demônio Lhe pudesse dizer: “A Tua Mãe, antes de ser Tua, foi minha escrava, pois contraiu a culpa de Adão!?”

Deus projetou ainda outra maravilha: o demônio seria vencido por uma Mulher, tal como conseguira entrar no mundo por Eva.

Foi ela que lhe abriu a porta para entrar também no coração de Adão.

Alegremo-nos com esta celebração da Imaculada Conceição de Maria.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas