Gaudium news > Bento XVI recebe bispos da República Tcheca

Bento XVI recebe bispos da República Tcheca

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-11-2019,Gaudium Press) Bispos da República Tcheca visitaram Bento XVI na tarde da última segunda-feira.

Bento XVI recebe bispos da República Tcheca-Foto Reprodução Vatican News.jpeg

O Papa emérito recebeu os visitantes em sua residência no Mosteiro Mater Ecclesiae, que se localiza no interior dos Jardins do Vaticano.

Os Bispos da República Tcheca que realizaram a visita eram representantes da Conferência Episcopal do país. Eles estão em Roma para participar da peregrinação nacional que se realiza na ocasião em que se comemora os 30 anos da “Revolução de Veludo”.

Esta Revolução aconteceu de 17 de novembro a 29 de dezembro de 1989 e foi ela a causa imediata dos acontecimentos que provocaram o fim do comunismo na então Tchecoslováquia.

Comovente

O secretário-geral da Conferência do Episcopado Tcheco, dom Stanislav P?ibyl, escreveu no site dos bispos que o encontro foi “comovente”.

Ele declarou ainda que o Papa emérito “recordou todos os detalhes da sua visita na República Tcheca, em 2009”. Ele lembra-se de “todos os nomes e lugares” que visitou.

O presidente da Conferência Episcopal Tcheca, cardeal Dominik Duka, acrescentou que Bento XVI, “mesmo com a sua idade, está em boa saúde”.

A bênção do Papa emérito

Durante o encontro com o Papa emérito, os bispos presentearam Bento XVI uma cópia do de uma escultura recentemente inaugurada na cidade de Stará Boleslav, que fica na região da Boêmia Central.

A escultura é uma homenagem a Bento XVI e foi erguida como recordação de sua viagem a viagem apostólica ao país.

No final da visita, depois de todos rezarem o Pai-Nosso, o Papa emérito concedeu a sua bênção.

“Revolução de Veludo”

A peregrinação nacional por ocasião dos 30 anos da Revolução de Veludo termina hoje, 13 de novembro.

Dom Jan Vokál, bispo de Hradec Králové, comentou que geralmente os jovens de hoje não dão o devido “valor à liberdade”.
Assim, com essa peregrinação, os bispos querem recordar, sobretudo “às novas gerações, que a liberdade é um dom de Deus”.

A Peregrinação reuniu milhares de tchecos e contou com uma delegação especial de deputados representando o Parlamento do país.

Os três dias de atividades comemorativas encerraram com uma missa e com a Audiência Geral na Praça São Pedro.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas