Gaudium news > Mosteiro beneditino em Belo Horizonte completa 70 anos de fundação

Mosteiro beneditino em Belo Horizonte completa 70 anos de fundação

Minas Gerais – Belo Horizonte (Segunda-feira, 04-11-2019, Gaudium Press) O Mosteiro beneditino de Nossa Senhora das Graças, localizado na região Sul de Belo Horizonte, Minas Gerais, completará setenta anos no próximo domingo, 10 de novembro.

Neste dia, para celebrar essa efeméride, o Arcebispo metropolitano e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá uma Santa Missa Solene às 08h, com a participação das religiosas que moram nesta Abadia.

Mosteiro beneditino em Belo Horizonte completa 70 anos de fundação.jpg

Seguindo o lema ‘Ora et Labora’ (reze e trabalhe), as monjas beneditinas dedicam sua vida ao louvor divino, oração, trabalho, estudos e atendimentos aos que procuram uma maior proximidade com Deus.

A comunidade religiosa é constituída atualmente por 40 religiosas que seguem diariamente a vida monástica através do recolhimento e da vida simples, observando de forma intensa aos ensinamentos deixados, como herança espiritual, por São Bento.

Dom Walmor divulgou uma mensagem pelos setenta anos de fundação do Mosteiro Nossa Senhora das Graças, na qual ressalta que “o Mosteiro é nobre escola, onde se aprende um importante tratado da ciência do bem viver e de qualificação da existência: a prática da oração”.

O prelado lamenta ao fato de que “a mentalidade racionalista no mundo contemporâneo, que muitas vezes não consegue compreender o valor do transcendente, e o apego à ilusória alegria advinda de bens materiais prejudicam a vida oracional, tão necessária”.

“A tendência de banir o divino, a espiritualidade, como referencial produz vazios que causam adoecimentos, impactam a existência. Resgatar a oração, tornando-a prática cotidiana, é cura”, continua.

Segundo o Arcebispo, dedicar-se à oração “é um exercício que tem força incomparável em relação às diversas abordagens de autoajuda, tão difundidas na atualidade, com a promessa de solução para acabar com o vazio existencial. Esse vazio, para ser dissipado, necessita da presença amorosa de Deus. E para ouvi-Lo, é preciso dedicar-se à oração”.

“A prática da oração, de modo disciplinado, permite ao ser humano reconhecer suas bases, revisitar o que lhe é essencial: sua conexão com o sagrado. Proporciona, entre outros benefícios, mais fraternidade e experiências de solidariedade”, ressalta.

Concluindo sua mensagem, o presidente da CNBB agradece a Deus pelos que se dedicam à oração, de forma especial “pelo ‘sim’ de cada monja beneditina, do Mosteiro Nossa Senhora das Graças. São 70 anos de serviços, ensinando a cada pessoa sobre a força e a centralidade da oração na trajetória de toda a humanidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas