Gaudium news > Dom Edson José Oriolo é nomeado Bispo de Leopoldina (MG)

Dom Edson José Oriolo é nomeado Bispo de Leopoldina (MG)

Minas Gerais – Leopoldina (Quarta-feira, 30-10-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, o Papa Francisco nomeou Dom Edson José Oriolo dos Santos como Bispo de Leopoldina (MG). O prelado atuava desde 15 de abril de 2015 como Bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e titular de “Segia”.

A Diocese de Leopoldina estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado Bispo para Diocese de São João Del Rei, também em Minas Gerais. O Padre Volnei Ferreira Noro exerceu a função de administrador diocesano de Leopoldina desde 4 de fevereiro deste ano, quando foi eleito pelo Colégio de Consultores da Diocese.

Dom Edson José Oriolo é nomeado Bispo de Leopoldina (MG).jpg

Nascido no dia 18 de setembro de 1964, em Itajubá (MG), Dom Edson José Oriolo dos Santos é mestre em Filosofia Social pela PUC Campinas, especialista em Aristóteles, pela Unicamp, e em Marketing, pela Universidade Gama Filho. Também pela Universidade Gama Filho, é pós-graduado em Gestão de Pessoas.

Se formou em Filosofia, pelo Seminário Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre, e em Teologia, pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP). Foi ordenado presbítero, na Matriz de São José Operário, em Itajubá (MG), no dia 5 de maio de 1990.

Na Arquidiocese de Pouso Alegre Dom Edson exerceu os cargos de vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista, vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, pároco da Paróquia Bom Jesus e Cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Além disso, exerceu a função de professor em várias disciplinas relacionadas à Filosofia no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre e também atuou como promotor de justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese. Na Paróquia Bom Jesus, implantou a Pastoral Urbana, que o tornou referência no país sobre o tema.

No dia 15 de abril de 2015, Dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 11 de julho na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre (MG).

Seu lema episcopal é “Evangelizare Misericordiae e Divitias”, baseado na carta de São Paulo aos Efésios (3,8), e significa “Anunciar as riquezas da misericórdia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas