Gaudium news > O evangelizador não pode ser empecilho para a obra de Deus, diz Papa

O evangelizador não pode ser empecilho para a obra de Deus, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-10-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, durante a Audiência Geral, o Papa Francisco voltou a comentar em sua catequese os Atos dos Apóstolos, um ciclo que ele vem realizando há algum tempo e ao qual ele retornou hoje.

O evangelizador não pode ser empecilho para a obra de Deus, diz o Papa - Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Que todos sejam salvos

“A viagem do Evangelho no mundo, que São Lucas narra nos Atos dos Apóstolos, é acompanhada pela suprema criatividade de Deus que se manifesta de forma surpreendente”, disse Francisco destacando que o Senhor “deseja que os seus filhos superem toda particularidade para se abrirem à universalidade da salvação. Este é o objetivo, pois Deus quer que todos sejam salvos”.

O Pontífice comentou que os que renasceram da água e do Espírito são chamados a “saírem de si mesmos e se abrirem aos outros, a viverem a proximidade, o estilo do viver juntos que transforma toda relação interpessoal em experiência de fraternidade”.

Uma visão muda a mentalidade de Pedro

Francisco continua com seus comentários afirmando que São Pedro, que é um dos protagonistas nos Atos dos Apóstolos junto com São Paulo, “vive um evento que dá uma virada decisiva na sua existência: Enquanto reza, tem uma visão que é como uma provocação” divina que desperta nele uma mudança de mentalidade.

“Ele vê uma toalha grande que desce do alto com vários animais: quadrúpedes, répteis e pássaros, e ouve uma voz que o convida a comer aquelas carnes.

Como um bom judeu, Pedro reage, dizendo que nunca comeu nada de impuro, conforme pedido pela Lei do Senhor.
Então a voz rebate com força: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou’.

Puro e impuro: ir além do olhar

Francisco comentou que ” Com esse fato ( da toalha grande que desce do alto com vários animais), o Senhor quer que Pedro não avalie mais os eventos e as pessoas de acordo com as categorias de puro e impuro, mas que aprenda a ir além, a olhar a pessoa e as intenções de seu coração. “

“O que torna o homem impuro, de fato, não vem de fora, mas de dentro, do coração. Jesus disse isso claramente.”

Na casa de Cornélio

Segundo o Papa, depois dessa visão, Deus envia Pedro à casa de um estrangeiro incircunciso, Cornélio, “centurião da coorte chamada itálica, religioso e temente a Deus”, que dá muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus, mas não era judeu.

Naquela casa de pagãos, Pedro prega Cristo crucificado e ressuscitado e o perdão dos pecados a quem Nele crê.
Enquanto Pedro fala, o Espírito Santo desce sobre Cornélio e seus familiares. Pedro os batiza em nome de Jesus Cristo.

O Evangelizador deve facilitar a evangelização

Sobre a ação de Paulo e a conversão de Cornélio Francisco comentou:
“Esse fato extraordinário fica conhecido em Jerusalém, onde os irmãos, escandalizados pelo comportamento de Pedro, o repreendem severamente. Pedro fez algo que estava além do costume, além da lei! Por isso, eles o censuram”, sublinhou Francisco.

“Depois do encontro com Cornélio, Pedro está mais livre de si mesmo e mais em comunhão com Deus e com os outros, porque viu a vontade de Deus na ação do Espírito Santo. Ele entendeu que a eleição de Israel não é a recompensa pelo mérito, mas sinal do chamado gratuito para ser mediação da bênção divina entre os povos pagãos. “

O Papa convidou os fiéis a aprenderem do “príncipe dos Apóstolos que um evangelizador não pode ser um empecilho para a obra criativa de Deus que quer que todos se salvem, mas alguém que favoreça o encontro dos corações com o Senhor”.

E convidou: “Peçamos a graça de nos deixar surpreender pelas surpresas de Deus, de não impedir a sua criatividade, mas de reconhecer e favorecer os caminhos sempre novos pelos quais Cristo Ressuscitado derrama o seu Espírito no mundo e atrai os corações”, (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas