Gaudium news > Papa fala aos Novos Bispos e alerta para os “yes men”

Papa fala aos Novos Bispos e alerta para os “yes men”

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-09-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira o Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os bispos católicos que foram nomeados nos últimos 12 meses, em todo o mundo.

Papa fala aos Novos Bispos e alerta para os yes men-Foto Vatican News.jpeg

Apóstolos da escuta

“Sejam apóstolos da escuta, que sabem ouvir até o que não é agradável. Por favor, não se rodeiem de bajuladores e ‘yes men’ … os padres “carreiristas” que estão sempre à procura… não, por favor”, foram palavras proferidas pelo Papa aos novos bispos, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé em uma nota divulgada aos jornalistas.

Francisco se dirigia aos novos bispos participantes do curso de formação promovido pelas Congregações para os Bispos e para as Igrejas Orientais (Santa Sé).

Proximidade com a comunidade

Na nota distribuída pela Sala Stampa do Vaticano consta que o Papa Francisco pediu aos bispos que sejam próximos das suas comunidades, com atenção à vida espiritual:

“Mesmo na nossa pobreza, cabe-nos a nós fazer com que ninguém sinta Deus como distante, que ninguém use Deus como pretexto para levantar muros, derrubar pontes e semear ódio”.

Disponibilidade real e vida simples

Francisco salientou também a necessidade de uma “disponibilidade real”, que coloque os responsáveis católicos em contato com aquilo que os rodeia:

“Por favor, não deixem que prevaleçam os temores pelos riscos do ministério, retraindo-se e mantendo as distâncias”.

Em suas palavras, o Pontífice procurou mostrar a importância de uma vida marcada pela atenção aos necessitados e pela sobriedade de vida.

Para o Francisco, “Levar uma vida simples é testemunhar que Jesus nos basta”.

Acompanhamento caridoso para com os sacerdotes

Uma atenção especial foi pedida pelo Papa aos novos bispos.

Ele insistiu no acompanhamento caridoso e atento para com os sacerdotes e que essa atenção fosse traduzida no empenho para a realização de visitas pastorais regulares.

Relembrou o Papa:

“Também eles estão expostos às intempéries de um mundo que, mesmo cansado das trevas, não poupa hostilidade à luz. Eles precisam de ser amados, seguidos e encorajados”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas