Gaudium news > Perseguições contra cristãos em Orissa: Índia recorda com Dia de Orações

Perseguições contra cristãos em Orissa: Índia recorda com Dia de Orações

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-08-2019, Gaudium Press) “A vida em Cristo lança uma semente de amor que continua a transformar indivíduos e comunidades. A crônica da fé dos cristãos de Kandhamal mostra isso de maneira visível. Cada oração neste momento é um pedido de paz e reconciliação”, diz o padre indiano Udayanath Bishoyi, pároco da Igreja Cristo Rei, em Phulbani.

Perseguições contra cristãos em Orissa - Índia recorda com Dia de Orações .jpeg

Para o sacerdote, este é o espírito que motivou diversas paróquias da arquidiocese de Cuttack-Bhubaneswar, a oferecerem em 25 de agosto orações especiais pelas vítimas das violências anticristãs no Distrito de Kandhamal, no Estado indiano de Orissa.

“Neste sofrimento, Deus revela sua misericórdia sobre todas as vítimas e faz delas um sinal de sua santidade e uma fonte de sua graça: através de sua intercessão, é fortalecida a fé entre as gerações futuras”, diz sacerdote indiano.

O sacrifício das vítimas das perseguições anticristãs

De acordo com a Agencia Fides, todos os anos, a Igreja na Índia recorda, em 25 de agosto, o aniversário da violência anticristã ocorrida em Kandhamal há onze anos.

“Nós nos reunimos em oração, recordando aqueles que morreram na violência de Kandhamal em 2008”, disse o padre indiano Udayanath Bishoyi, pároco da Igreja Cristo Rei, em Phulbani.

Para ele , “O sacrifício e a fé de nossos fiéis em Cristo não devem ser esquecidos. Eles estão sempre inspirando muitos a permanecerem firmes na fé amorosa em Jesus Cristo diante da perseguição e das provações da vida na Terra”.

A estas palavras, o padre Augustine Singh, que oferece aconselhamento pastoral e orientação psicológica aos sobreviventes daquela violência, acrescentou: “Pedimos a Deus que os mártires possam inundar com a coragem do céu todo o povo do distrito”.

Para Padre Augustine, “Neste sofrimento, Deus revela sua misericórdia sobre todas as vítimas e faz delas um sinal de sua santidade e uma fonte de sua graça: através de sua intercessão, é fortalecida a fé entre as gerações futuras”.

Os números da violência

Com uma brutalidade fora do comum, a violência contra os cristãos em Orissa teve seu início no distrito de Kandhamal.

Os cristãos foram acusados e culpados pela morte de Swami Laxmanananda Saraswati por grupos extremistas hinduístas e mais de 100 pessoas foram mortas e pelo menos 64.000 deslocadas.

Cerca de 6.500 casas e 395 igrejas foram destruídas.

Os cristãos eram inocentes: quem executou Swami Laxmanananda Saraswati foram rebeldes comunistas maoístas.

Ainda hoje…

Cerca de 10.000 pessoas, até hoje, ainda retornaram à região. O medo de represálias é uma constante.

Comenta-se na região que, embora mais de 3.300 denúncias tenham sido apresentadas à polícia, apenas 727 casos foram julgados em tribunais, e mais de 88% dos acusados foram absolvidos. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas