Gaudium news > Papel da liturgia na Igreja é insubstituível, recorda cardeal Parolin

Papel da liturgia na Igreja é insubstituível, recorda cardeal Parolin

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 27-08-2019, Gaudium Press) O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, recordou que a liturgia é “o lugar privilegiado onde a santidade de Deus nos chama para ela com sua beleza, sua verdade e sua bondade”.

Papel da liturgia na Igreja é insubstituível-Foot Gaudium Press.jpg

Esta lembrança foi feita em uma mensagem dirigida aos participantes na 70ª Semana Litúrgica Nacional que está acontecendo em Messina, na Itália, desde o dia 26 até o próximo dia 29.

A carta do Cardeal Parolin foi dirigida a Dom Claudio Maniago, Bispo Castellaneta e presidente do Centro de Ação Litúrgica, que organiza o Encontro.

A Liturgia forma e transforma

O cardeal secretário pede que se ajude as comunidades “a interiorizar melhor a oração da Igreja”, redescobrindo seus conteúdos e observando seus ritos.

“A liturgia será autêntica, ou seja, capaz de formar e transformar os que participam nela”, explicou, se os pastores e leigos “aprendam cada vez melhor captar seu significado e sua linguagem simbólica, incluindo a arte, o canto e a música a serviço do mistério celebrado, entendendo também o silencio”.

Santidade e Liturgia

O Secretário de Estado mostra o vínculo entre a santidade e a liturgia: “A liturgia, no momento em que celebra a santidade, santifica os que participam nela”.

Na Eucaristia o Espírito Santo nos faz partícipes da vida divina que “transfigura todo nosso se mortal, fazendo-o capaz de amar” como fez Cristo e oferecendo a própria vida a serviço dos irmãos.

A liturgia é “uma experiência orientada par a conversão da vida através da assimilação do modo de pensar e de atuar do Senhor”, sublinhou o cardeal Parolin, recordando recentes palavras do Papa aos participantes da Plenária da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas