Gaudium news > Dom Walmor preside dedicação do altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

Dom Walmor preside dedicação do altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

Minas Gerais – Belo Horizonte (Segunda-feira, 05-08-2019, Gaudium Press) No último domingo, 04 de agosto, o Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a dedicação do altar e bênção do presbitério recém-restaurados da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário da Santíssima Eucaristia.

Dom Walmor preside dedicação do altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem 1.jpg

A Celebração Eucarística, também marcou o início da Solenidade de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte, sendo um momento de singular importância para toda comunidade de fiéis, que pode contemplar o minucioso trabalho realizado, que incluiu a restauração da imagem da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem, do século XVIII.

No total foram seis meses de trabalho intenso por parte de especialistas que conseguiram restaurar as cores originais da imagem de Nossa Senhora, às paredes, aos relevos decorativos, às pinturas artísticas e vitrais.

Dom Walmor preside dedicação do altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem 2.jpg

Em sua homilia, Dom Walmor recordou que a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é uma referência fundamental na história da capital mineira, por ser o marco zero e o começo da história da cidade pela força da Fé.

“Zelar por esta igreja, restaurá-la, significa também amparar os restauros permanentes que todos nós precisamos fazer na nossa Fé, o nosso tesouro mais precioso, que deve ser muito bem cuidado. Fazermos esse passo a passo na restauração desta Igreja significa que estamos comprometidos em cuidar da nossa Fé, da experiência de aqui proclamar a Palavra, celebrarmos o Mistério Pascal, e, portanto, nos banhar na força do amor de Deus. Por isso mesmo, convocamos todas as pessoas e segmentos da sociedade para colaborarem, porque o patrimônio sacro e religioso que a nossa Igreja tem, em todo o Brasil, particularmente em Minas Gerais, significa muito nessa missão de cuidar das raízes de nossa Fé”, ressaltou.

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem

Dom Walmor preside dedicação do altar da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem 3.jpg

A Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem foi construída no século 18, para receber a imagem de mesma invocação, proveniente de Portugal. O templo ficava na rota dos tropeiros que exploravam o interior do Brasil em busca de riquezas. Ao redor dessa pequena capela, formou-se o Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. Com o crescimento do povoado e da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, foi edificada uma igreja maior, posteriormente demolida para a construção de Belo Horizonte. O atual templo foi concluído em 1923 e está onde, no passado, a primeira Igreja foi erguida, o marco zero de Belo Horizonte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas