Gaudium news > Regime cubano dificulta II Jornada Nacional da Juventude

Regime cubano dificulta II Jornada Nacional da Juventude

Santiago de Cuba – Cuba (Sexta-feira, 02-08-2019, Gaudium Press) Para que pudesse ser iniciada na quinta-feira, 01/08, em Cuba, a II Jornada Nacional da Juventude (JNJ), foi necessário que fossem enfrentados e vencidos vários empecilhos impostos pelo regime que governa a ilha.

Regime cubano dificulta II Jornada Nacional da Juventude - foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Dirigentes do Encontro chegaram a afirmar em um comunicado de 28 de julho: “Após a morte do cardeal Ortega, intensificou-se o assédio contra a Igreja e espera-se mais perseguição nos próximos meses”.

Um dos maiores problemas foi a mudança do formato do evento, que deveria ser realizado de modo centralizado na cidade de Santiago de Cuba, mas que, por restrições econômicas, acabou sendo fragmentado em eventos locais nas dioceses do país.

Outro desafio: o governo comunista de Cuba determinou que todas as atividades ocorressem dentro das igrejas e não em locais públicos.

Depois da proibição de atividades públicas da Jornada Nacional da Juventude, o Padre Jorge Luis Pérez Soto, assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Havana, se reuniu com a comissão de organização da jornada para reorganizar o planejamento quase em cima da hora.

Evidentemente essa disposição governamental restringiu ainda mais o alcance do Encontro reduzindo possibilidades de confraternização entre os participantes e, sobretudo, impedindo que fossem realizadas publicamente práticas de piedade como, por exemplo, as Vias Sacras que deveriam ser rezadas em vias e logradouros públicos em cidades como Santa Clara e Matanzas.

“Um dos principais incentivos que tínhamos para a jornada era fazer a Via-Sacra e a vigília nas ruas de Havana. Íamos percorrer com a Cruz o bairro de Jesús María, uma das áreas mais pobres da cidade”, comentou um jovem dirigente da Pastoral do Jovens para a ACI Digital.

Apesar dos boicotes do regime comunista cubano, dirigentes da Igreja católica na ilha de Cuba decidiram manter o encontro.

Durante a Missa de exéquias do cardeal Jaime Ortega, realizada no último dia 26 de julho e da qual participavam autoridades do regime cubano, o arcebispo dom Juan García Rodríguez, de Havana, afirmou claramente em sua homilia que “os jovens vão comparecer, sim, à Jornada Nacional da Juventude porque era um dos desejos do cardeal”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas