Gaudium news > Santuário de Covadonga propõem Nossa Senhora como ideal de Santidade

Santuário de Covadonga propõem Nossa Senhora como ideal de Santidade

Espanha – Oviedo (Sexta-feira, 02-08-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Oviedo publicou a programação da novena em honra a Nossa Senhora de Covadonga, a ‘Santina’, que será iniciada no dia 30 de agosto, e cuja celebração principal ocorrerá no dia 08 de setembro.

Santuário de Covadonga propõem Nossa Senhora como ideal de Santidade 2.jpg

O lema escolhido para as celebrações deste ano de 2019 foi: “Maria, ideal de santidade”. Na ocasião se fará uma homenagem aos que entregaram sua vida por Deus e pela Igreja, recordando especialmente os mártires de Oviedo e os Servos de Deus Isaac Díaz e Práxedes Fernández.

Como assinalou o Abade de Covadonga, Adolfo Mariño Gutiérrez, que é citado pela Arquidiocese de Oviedo, “sem dúvida, eles são nossos melhores intercessores diante do dono da vida para que cuide de nós e nos conceda abundantes e santas vocações à vida sacerdotal, consagrada e laical”.

De acordo com a programação dada a conhecer pela jurisdição eclesial, cada dia da novena, que se desenvolverá na Basílica de Santa Maria a Real de Covadonga, estará dedicado a Nossa Senhora dentro de um tema específico e pedindo a mediação de figuras que deram testemunho de santidade na igreja asturiana.

A novena terá início sempre às 18h com a celebração Eucarística na Basílica e a recitação do Santo Rosário com procissão da imagem da ‘Santina’.

Santuário de Covadonga propõem Nossa Senhora como ideal de Santidade 1.jpg

Nossa Senhora de Covadonga é uma invocação mariana venerada na cova de Covadonga, Principado de Astúrias. A imagem, que data do século XVI, foi talhada em madeira de carvalho e mede cerca de 72 centímetros de altura. O Menino Jesus que a Virgem Maria leva com sua mão esquerda foi colocado ali em 1704.

A devoção à ‘Santina’ está especialmente arraigada no povoado asturiano, e é vivida particularmente pelos imigrantes espanhóis, que após distanciarem-se por um tempo de sua terra natal, “sentem como um dever cordial acudir à Covadonga, como se acode ao lar da Mãe”, segundo se destaca na página web do Santuário de Nossa Senhora de Covadonga. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas