Gaudium news > Livro revela o mistério dos vitrais da Catedral de Segóvia

Livro revela o mistério dos vitrais da Catedral de Segóvia

Espanha – Segóvia (Quarta-feira, 31-07-2019, Gaudium Press) “A luz dos mistérios. Vitrais da Catedral de Segóvia”, assim se intitula o livro que será lançado na cidade espanhola na próxima quinta-feira, 1º de agosto. A obra, de autoria do Arquivista Capitular, José Miguel Espinosa Sarmiento, foi editada por ‘artiSeplendore’ com o apoio da Prefeitura da Catedral segoviana.

Livro revela o mistério dos vitrais da Catedral de Segóvia 1.jpg

Nele se destacam os vitrais do templo espanhol, considerado um dos melhores conjuntos de vitrais manieristas do país europeu. Todo o conjunto é uma completa catequese em torno das Sagradas Escrituras.

“Estamos diante de uma obra que ajudará a conhecer melhor o rico patrimônio artístico de Segóvia. Através deste livro, os vitrais da Catedral, apesar de sua altura, ficarão mais próximos dos segovianos e de quantos visitem o principal monumento de arte sacra da cidade”, destaca a Diocese de Segóvia.

Desta maneira, no livro estão representados os Evangelhos presentes em cada vitral central das naves, apoiando-se nas laterais por cenas do Antigo Testamento.

Através do livro se dá a possibilidade aos leitores de aproximarem-se dos conteúdos de cada uma das representações dos vitrais, seu autor, ano de elaboração e de colocação na Catedral.

Igualmente, mostra a fidelidade ao plano iconográfico do século XVI que se conserva em um manuscrito do arquivo da Catedral, o texto bíblico de inspiração, assim como um comentário espiritual relacionado com cada representação iconográfica do vitral.

Livro revela o mistério dos vitrais da Catedral de Segóvia 2.jpg

A obra também inclui os vitrais quinhentistas das naves, assim como as do século XVII da girola que falam do ministério público de Jesus, do cruzeiro sobre a vida da Virgem Maria, e os da base do cimborrio sobre os Padres da Igreja do ocidente. Do mesmo modo, no livro estão presentes os vitrais sobre os santos segovianos localizados na abside do templo catedralício.

A Catedral de Segóvia conta com um total de 157 vitrais agrupados de acordo com a época de sua elaboração, os autores e as técnicas utilizadas: do século XVI elaborados por Nicolás de Holanda, Arnao de Vergara, Nicolás de Vergara, Pierre de Holanda, Pierre de Chiverri e Gualter de Ronch; os correspondentes ao século XVI, com um autor único, Francisco Herranz, que realizou 33 vitrais; os realizados em 1919 pela Casa Maumejean; e os vitrais geométricos dos séculos XVI e XX.

A nível de catequese, os vitrais se desenvolvem através de três ciclos de histórias: o primeiro o Mistério da Redenção; o segundo, a Vida da Virgem; e o terceiro, a Vida Pública de Jesus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas