Gaudium news > Conferência Episcopal Espanhola disponibiliza versão oficial da Bíblia em seu website

Conferência Episcopal Espanhola disponibiliza versão oficial da Bíblia em seu website

Espanha – Madri (Quarta-feira, 31-07-2019, Gaudium Press) A versão oficial das Sagradas Escrituras editada pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) agora está disponível no site do organismo eclesial.

A Bíblia foi aprovada pela Assembleia Plenária de Bispos espanhóis em novembro de 2008, publicada em 2010 pela Biblioteca de Autores Cristãos (BAC), e conta também com uma edição digital -ebook- e um ‘app’.

A nova versão web pode ser acessada a partir do site oficial da Conferência Episcopal Espanhola, ou ingressando o link https://www.conferenciaepiscopal.es/Biblia/.

Conferência Episcopal Espanhola disponibiliza versão oficial da Bíblia em seu website.jpg

Ali estão disponíveis para os usuários cada um dos textos bíblicos, distribuídos da seguinte maneira: Antigo Testamento com o Pentateuco, os livros históricos, os livros sapienciais e poéticos, e os livros proféticos; e o Novo Testamento com os Evangelhos, o Corpus Paulino, as Cartas católicas e as Cartas de São João; além do livro do Apocalipse.

Foi a partir da aprovação do texto da Bíblia como tradução oficial reconhecida pela Conferência Episcopal Espanhola, que o organismo eclesial foi incorporando, após a aprovação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o texto bíblico nos livros litúrgicos que posteriormente foram aprovados pelo organismo eclesial espanhol.

Entre eles estão os lecionários com as novas traduções, que as paróquias começaram a incluir para as celebrações Eucarísticas desde o Advento de 2015, e que se consideram os oficiais para a Igreja Católica na Espanha desde setembro de 2016.

Esse ano também se apresentou a nova edição, a terceira oficial para Espanha, do Missal Romano, que é o livro litúrgico que a Igreja utiliza para as celebrações da Santa Missa no rito romano.

Com esta terceira edição do livro da Missa, o Episcopado Espanhol completou a série de publicações das novas edições dos textos litúrgicos, elaborados com base na edição oficial da Bíblia.

Além disso, por ocasião do Ano da Fé convocado pelo Papa emérito Bento XVI (2012-2013), a CEE apresentou uma edição especial da Bíblia, dando resposta ao convite do pontífice que chamou a “descobrir de novo o gosto de alimentar-nos com a Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja”.

Esta edição foi concebida então para uso pastoral e foi distribuída nas Dioceses, paróquias, colégios, associações, movimentos e diversos centros de atividade pastoral. Se tratou de um formato mais acessível para os fiéis com o mesmo texto da edição popular. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas