Gaudium news > Criado em Macau Colégio Redemptoris Mater para evangelização na Ásia

Criado em Macau Colégio Redemptoris Mater para evangelização na Ásia

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-07-2019, Gaudium Pres) A Congregação para a Evangelização dos Povos instituiu oficialmente o Colégio Redemptoris Mater para a Evangelização na Ásia, com sede em Macau.

Criado em Macau Colégio Redemptoris Mater para evangelização na Ásia-foto Arquivo Gaudium Press.jpg

O Colégio foi criado por decreto assinado pelo cardeal Fernando Filoni, prefeito da “Propaganda Fide”, em 29 de junho, após audiência com o Papa Francisco.

O “Colégio Redemptoris Mater para a Ásia” abrirá suas portas em setembro, com um primeiro grupo de estudantes provenientes de diversas nações do mundo.

Desejo de João Paulo II, na “Redemptoris missio”

De acordo com a Congregação para a Evangelização, a iniciativa pretende responder ao apelo de João Paulo II que, na Carta Encíclica “Redemptoris missio”, apontava para o continente asiático como sendo o território “para o qual deveria orientar-se principalmente a missio ad gentes” (n. 37).

Nos estatutos da nova instituição, pode ser lido que o Colégio depende diretamente da Congregação para a Evangelização dos Povos. Ele deverá manter contato com o Bispo local e poderá ter seções separadas em outros lugares ou países.

Futuros sacerdotes para a Evangelização da Ásia

O Colégio Redemptoris Mater, na verdade, na forma em que foi estabelecido, é um “Seminário Maior da Igreja, uma comunidade educacional que goza de personalidade jurídica canônica e deverá obter personalidade jurídica de acordo com as leis do país”.

Objetivo

O Colégio tem por objetivo preparar futuros sacerdotes para a evangelização na Ásia, acompanhando-os e educando-os “na vida de oração e nas virtudes teológicas e cardeais, com um sério compromisso nos estudos filosóficos e teológicos e a uma ação de evangelização itinerante”.

Missionários

Os sacerdotes formados no instituto “poderão ser enviados, a juízo do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, às dioceses que solicitarem”, em diferentes territórios e nações asiáticas, de acordo com as necessidades pastorais daqueles que as solicitam.

A missionariedade

A formação no Colégio configura-se segundo as indicações do Magistério da Igreja.
Além disso, segundo a identidade específica do Colégio, o estudo proposto terá “sua própria conotação no nível da missionariedade”:
De acordo com os estatutos do Colérgio, “Os alunos serão ajudados a fazer emergir a dimensão missionária inerente aos vários temas da teologia, de modo que, também em nível intelectual, sejam tornados idôneos e prontos a integrarem-se na missão universal confiada por Cristo aos apóstolos”.

Padroeiros

O Colégio é confiado, em particular, a dois Padroeiros:
Maria, Mãe do Redentor, e São José, Custódio da Sagrada Família de Nazaré.

Além disso, será celebrada “com particular solenidade a memória dos Santos das Igrejas na Ásia”.

Congregação para a Evangelização dos Povos; justificalções

O Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, em entrevista publicada pela Agência Fides afirmou que o Colégio é “o fruto da criatividade apostólica que olha para evangelização naquele continente e expressa um desejo de descentralização da Congregação da Propaganda Fide”.

O cardeal Fernando Filoni recorda que na história da missão da Igreja, “muitas foram as formas e as modalidades escolhidas para o anúncio do Evangelho na Ásia: o histórico compromisso das grandes Ordens religiosas como os jesuítas, dominicanos e franciscanos; a atividade de tantos institutos missionários específicos; o envio de sacerdotes fidei donum ou a colaboração missionária interdiocesana; as formas de cooperação missionária entre as Igrejas de algumas nações ou entre metrópoles. Agora o Espírito Santo sugere uma nova forma, que vamos experimentar”.

As motivações para abrir o novo Colégio

Sobre as motivações que levaram a Congregação a trabalhar pela abertura do novo Colégio, o cardeal explica: “Queríamos responder ao convite de João Paulo II, que no início do novo milênio, dizia que a Ásia seria o vasto continente a ser evangelizado. Trata-se de um continente muito complexo, berço de grandes religiões e de sensibilidades culturais muito marcantes.

O anúncio do Evangelho na Ásia tem necessidade de características próprias, como o conhecimento profundo dos diferentes contextos e das várias línguas. A consciência de tal complexidade, no entanto, não exime os cristãos de tornarem viva e presente a Boa Nova. O Evangelho é para todos: assim como Cristo o deu a nós, assim nós o anunciamos hoje”.

O novo Colégio Redemptoris Mater e o Colégio Urbano

Disse o Cardeal:
” Gostaria de recordar que a ideia de instituir o Colégio Urbano em 1627, pelo Papa Urbano VIII, foi precursora: pretendia-se trazer a Roma, para uma adequada formação teológica e espiritual, jovens de vários continentes, para que após terem adquirido uma boa preparação, pudessem então contribuir para a evangelização em seus territórios de origem.”

O Colégio Urbano ainda existe hoje e segue em frente há quatro séculos.

“Portanto, pensamos que tantas instituições católicas, também aquelas voltadas à formação e à educação, poderiam ter sedes nos vários continentes, operando assim no sentido de uma descentralização. Com tal espírito, queríamos criar um Colégio para a formação de sacerdotes destinados à Ásia”, disse ainda o Cardeal Filoni. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas