Gaudium news > Exposição reúne milhares de mensagens deixadas por peregrinos em Fátima

Exposição reúne milhares de mensagens deixadas por peregrinos em Fátima

Portugal – Fátima (Sexta-feira, 26-07-2019, Gaudium Press) O Santuário de Fátima em Portugal receberá a partir do dia 7 de agosto a exposição temporária ‘Capela-Múndi’ que terá por tema ‘O Correio de Nossa Senhora – A propósito das mensagens dos peregrinos à Virgem de Fátima’.

Exposição reúne milhares de mensagens deixadas por peregrinos em Fátima.jpg

A exposição é constituída por mensagens escritas por peregrinos à Nossa Senhora de Fátima, apelidadas tradicionalmente de ‘Correio de Nossa Senhora’. Esse material alimenta um crescente arquivo documental, em diversos suportes e formatos, que em 2017, ano do Centenário das Aparições, ultrapassou as 807 mil mensagens recebidas e, em 2018, as 290 mil.

“A materialização da oração através de mensagens escritas às entidades cultuadas é uma estratégia de aproximação entre o crente e a entidade cultuada comum a várias religiões e cultos”, explica André Melícias, coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

Atualmente, o Arquivo do Santuário de Fátima conserva por volta de 7.397.500 mensagens. Segundo Melícias “esta é, dentre a documentação custodiada pelo Arquivo, uma das séries documentais mais relevantes do ponto de vista informacional, por ser uma das que melhor espelha a razão de existir do Santuário, que é a de assistir material e espiritualmente os peregrinos que vão àquele lugar específico procurar uma ligação à esfera do divino, por acreditarem que aquele é um lugar de hierofania”.

Constituída por nove núcleos, a “Capela-Múndi”é uma exposição temporária comemorativa do Centenário da construção da Capelinha das Aparições. Nela se encontra uma contínua pesquisa histórica que procura apresentar a Capelinha das Aparições como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima.

Situada no Convívio de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, a exposição é gratuita, e pode ser visitada, até o dia 15 de outubro, entre as 09h e às 18h. Diariamente são realizadas visitas guiadas às 11h30 e 15h30. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas