Gaudium news > A importância da decoração dos altares

A importância da decoração dos altares

Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 26-07-2019, Gaudium Press) Qual poderia ser a maneira ideal de adornar belamente um altar para comunicar a sacralidade e centralidade da Eucaristia? Esta pergunta pode estar na mente de numerosos sacerdotes e fiéis, e provavelmente haveria uma resposta distinta para cada templo. Mas para a revista virtual ‘Liturgical Arts Journal’ uma série de fotografias da Paróquia de San Martino en Randazzo, Sicília, oferece a oportunidade de comparar várias possibilidades em igualdade de condições.

A importância da decoração dos altares 1.png

“Nesta paróquia em particular, pelo que pude ver, parecem modificar regularmente seus ornamentos do presbitério de acordo com os tipos particulares de festas na paróquia”, expôs o autor do artigo, Shawn Tribe. Independentemente dos costumes locais, esta condição “oferece uma oportunidade interessante para demonstrar a importância destes elementos em uma comparação clara”.

O primeiro exemplo exposto é uma configuração “que se baseia principalmente nos componentes arquitetônicos básicos”. Para Tribe, esta disposição que sem dúvida cumpre com o necessário apresenta a limitação de que “o altar pode perder-se um pouco no resto da arquitetura, particularmente onde se utilizam cores neutras”.

A importância da decoração dos altares 2.png

Um segundo exemplo, muito próximo ao de numerosos templos, conserva os elementos da forma anterior mas acrescenta um crucifixo de grande tamanho. “Certamente, o crucifixo ajuda a focar a atenção no altar, no entanto, aqui novamente, com as cores neutras que se utilizam, o crucifixo em si se converte no ponto focal principal”, comentou o autor.

Na terceira fotografía se aprecia o mesmo altar com uma pintura de grande formato em honra da Santíssima Virgem Maria. “Há algumas coisas a se ter em conta aqui. Em um primeiro momento, a pintura acrescenta uma cor adicional ao presbitério e, em consequência, atrai nossa atenção até o altar maior”, expôs Tribe. “Além disso, o acréscimo de cor também ressalta os adornos do altar, e portanto chama nossa atenção sobre o altar”.

“O seguinte arranjo, no entanto, é para mim a ‘pièce de résistance’. Esta disposição particular utiliza uma cortina de dossel de veludo vermelho, assim como um dossel correspondente sobre o altar propriamente dito”, descreveu o autor. “Isto não apenas desencadeia todo o esquema do altar por sua rica cor e textura, mas que também tem o efeito de ressaltar mais a centralidade do altar por meio do dossel”. O autor ofereceu uma comparação das três últimas configurações e recordou que a resposta ideal para cada templo deve ter em conta as condições locais. “No entanto, minha esperança é destacar quão importantes são estas opções de decoração”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas