Gaudium news > Ordenações Sacerdotais iniciam Jubileu de Ouro da Diocese de Benguela

Ordenações Sacerdotais iniciam Jubileu de Ouro da Diocese de Benguela

Benguela – Angola (Quinta-feira, 25-07-2019, Gaudium Press) A diocese de Benguela, em Angola, caminha para as comemorações de seu jubileu de 50 anos. Os diocesanos poderão comemorar também o fato de que ela seja considerada como a “terra das vocações religiosas”:

Ordenações Sacerdotais iniciam Jubileu de Ouro da Diocese de Benguela-Foto Diocese.JPG

Benguela continua a ser a diocese com maior número de sacerdotes na Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Também é motivo para comemorações o fato de que no dia 21 de julho, domingo, a Diocese, numa única celebração, tenha sido palco de, pelo menos, três fatos importantes terem acontecido: a ordenação de sete diáconos, a ordenação de onze presbíteros e a celebração dos 12 anos de ordenação episcopal do Bispo Diocesano, D. Antônio Francisco Jaca, além de ter sido também o lançamento da 1ª pedra do Centro Sócio Pastoral Dom Armando Amaral dos Santos.

Missão do sacerdote: pregar o Evangelho

Dom Antônio Francisco Jaca, atual bispo da diocese, recordou durante a homilia da Missa de Ordenação dos novos Diáconos e Presbíteros que o sacerdote tem como única e exclusiva missão pregar o evangelho de Jesus Cristo.

Na oportunidade, Dom Antônio, dentro dos comentários que fazia, apelou para a dedicação dos sacerdotes e a caridade pastoral, pois existe pelo mundo comunidades que precisam ouvir o Evangelho.

Jubileu de Ouro

Em uma mensagem que foi lida no final da liturgia, os recém-ordenados confessaram-se contentes pelo chamamento de Deus para a missão sacerdotal. Agradeceram aos professores e outros superiores da diocese pelo investimento precioso, acadêmico, humano e espiritual oferecendo um trabalho paciente e generoso.

Os jovens que receberam as sagradas ordens do sacerdócio e diaconado foram formados no Seminário Maior do Bom Pastor em Benguela, tendo ali realizado os cursos superiores de Filosofia e Teologia.

Fiéis, religiosos e religiosas que estiveram na Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes testemunharam aqueles três momentos que marcam o início das comemorações jubilares dos 50 anos da diocese que, de acordo com a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), conta com o maior número de sacerdotes que foram, em sua maioria, sido ordenados por Dom Oscar Lino Lopes Fernandes Braga, segundo Bispo da Diocese.

A Diocese

A Diocese de Benguela é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Angola, pertencente à Província Eclesiástica do Huambo, sendo sufragânea da Arquidiocese de Huambo. 

A Sé episcopal está na cidade de Benguela, na província de Benguela.

Foi criada no dia 6 de junho de 1970 pela Bula “Omnimode Solliciti”, do Papa Paulo VI, quando foi desmembrada da antiga diocese de Nova Lisboa.

Pedra Fundamental do Centro Dom Armando dos Santos

No final da celebração o bispo de Benguela fez o lançamento da primeira pedra do futuro Centro Sócio Pastoral Dom Armando Amaral dos Santos, primeiro bispo da Diocese.

O Centro vai acolher os serviços da Cúria diocesana, o Secretariado diocesano de pastoral e catequese e outros serviços sócio pastorais. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas