Gaudium news > Perdão de Assis: Igreja da Porciúncula se prepara para Festa

Perdão de Assis: Igreja da Porciúncula se prepara para Festa

Itália – Assis (Quarta-feira, 24-07-2019, Gaudium Press) No próximo dia 02 de agosto, quando se celebra a Solenidade de Santa Maria dos Anjos, se vive também a grande festa do Perdão de Assis; uma comemoração que tem seu epicentro a pequena igreja da Porciúncula, no interior da Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, em Assis, Itália.

Perdão de Assis Igreja da Porciúncula se prepara para Festa.jpg

É assim que o templo franciscano se prepara para viver a celebração anual, que reunirá milhares de peregrinos, com várias atividades. O lema para a comemoração deste ano de 2019 será “Porciúncula, porta santa sempre aberta”.

Como detalham os Frades Franciscanos de Assis a partir do seu site, os preparativos do também chamado ‘Perdão de Porciúncula’ começarão no dia 29 de julho às 19h com a recitação do Tríduo ao Perdão. A oração consistirá em três dias de meditações a cargo do Padre Giuseppe Renda, Custódio da Porciúncula, que introduzirá os peregrinos na celebração da misericórdia que se lucra, mediante a Indulgência Plenária, na igreja de Santa Maria dos Anjos.

A inauguração da solenidade do perdão será às 11h da próxima quinta-feira, 1º de agosto, através de uma Santa Missa presidida pelo Padre Michael Perry, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores na Basílica. Ao término da Missa iniciará a procissão da ‘Abertura do Perdão’, que se denomina assim porque as portas da Porciúncula permanecerão abertas desde as 12h do dia 1º até as 24h do dia 2 de agosto para que os peregrinos obtenham a graça da Indulgência do Perdão de Assis, que também pode se obter em qualquer templo franciscano do mundo.

No dia 1º de agosto, às 19h, se rezará também na Basílica as Primeiras Vésperas, que serão presididas por Dom Domenico Sorrentino, Bispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino. Ao término será feita a oferenda do incenso por parte da prefeita de Assis, Sefania Proietti. Mais adiante, às 21h, haverá uma vigília de oração com procissão de velas.

Já no dia 2 de agosto os peregrinos poderão participar de numerosas celebrações eucarísticas das 08h às 18h; a Missa central ocorrerá às 11h, sendo presidida pelo Bispo de Assis.

Momento importante da jornada será o ingresso à Porciúncula da XXXIX Marcha Franciscana com a participação de centenas de jovens da Itália e alguns procedentes de outros países.

Origem da Festa do Perdão de Assis

A bela tradição franciscana da Festa do Perdão nasceu em 1216, quando São Francisco, em oração na Igreja da Porciúncula, teve uma visão na qual Nosso Senhor Jesus Cristo lhe perguntava o que ele desejava para que as almas fossem salvas.

Perdão de Assis Igreja da Porciúncula se prepara para Festa 2.jpg

A resposta do Santo foi imediata: “Apesar de ser um miserável pecador, Te peço que todos aqueles penitentes que vierem visitar esta Igreja recebam um amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as suas culpas”. A Indulgência do Perdão de Assis foi aprovada pelo Papa Honorius III. Quando o Pontífice perguntou ao Santo por quantos anos ele desejava que as pessoas recebessem a indulgência Francisco responde: “Santidade não quero anos, eu quero almas!”

Sendo assim, podem receber a indulgência do Perdão de Assis, todos aqueles que confessam e comungam, com desejos sinceros de viver a obediência à vontade de Deus. Basta ir hoje a uma Igreja paroquial ou franciscana, rezar o Pai Nosso, o Credo e uma oração pelo Papa. Os que visitarem a Igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália, podem receber a mesma graça durante todo o ano, conforme um especial decreto da Penitenciaria Apostólica datado de 15 de julho 1988 (Portiuncolae sacrae aedes). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas