Gaudium news > Relíquias de Santa Bernadette peregrinam pela Espanha

Relíquias de Santa Bernadette peregrinam pela Espanha

Espanha – Madri (Terça-feira, 23-07-2019, Gaudium Press) O Santuário de Lourdes anunciou que a partir do dia 31 de agosto as relíquias de Santa Bernadette Soubirous retornarão à Espanha em peregrinação, desta vez em um novo relicário, fabricado no ateliê Arte Granada de Madri.

As relíquias realizarão seu itinerário por 45 Dioceses espanholas em uma peregrinação que se estenderá até o dia 15 de dezembro por ocasião do ano dedicado à Santa Bernadette.

Relíquias de Santa Bernadette peregrinam pela Espanha.jpg

Dom Lluis Ruiz Brichs, capelão coordenador de língua espanhola no Santuário francês, em entrevista divulgada pela página oficial de Lourdes, explicou que incentivou para que as relíquias peregrinassem novamente pela Espanha, como o fez em algumas Dioceses em 2018:

“Normalmente são os Bispos que solicitam as relíquias ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Segundo o protocolo criado para uma boa organização. Certas regiões desejavam receber as relíquias de Santa Bernadette, como ocorreu em Múrcia, então para uniformizar e simplificar, o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Nicolás Brouwet, enviou uma mensagem a todos os Bispos para ver qual Dioceses desejavam receber as relíquias. Quando o Bispo der sua aprovação, as regiões podem se colocar a serviço da Diocese para acolher as relíquias”.

O sacerdote também explica como deve realizar-se a veneração das relíquias em cada lugar da visita:

“As relíquias se encontram em seu relicário, que por certo será o novo realizado na Espanha. Tem que se colocar em um lugar bem visível da igreja ou catedral que as exponha para que todos os fiéis possam aproximar-se e rezar diante delas ou fazer um gesto de piedade. A partir do Santuário se propõem um Tríduo de oração, novenas, rosários, procissões (…)”.

O Padre Ruiz Brichs assinalou que a peregrinação das relíquias de Santa Bernadette se destina sobretudo, às pessoas que não podem se locomover ao Santuário por diversos motivos, e que por isso se enviam as relíquias “ali onde se encontram os pobres, enfermos, nos hospitais ou em casa de idosos (…) tantas vezes quanto desejem as pessoas em situação vulnerável”.

O relicário, que foi abençoado há alguns anos e destinado para peregrinação, é de estilo neogótico, inspirado na arquitetura do Santuário de Lourdes. Este começará sua peregrinação no dia 31 de agosto na Diocese de Vitoria, para no dia 03 de setembro passar para a Diocese de Bilbao, e depois à de Santander.

Chegará em Santiago de Compostela no dia 13 de setembro, e no dia 23 desse mês se encontrará em Valladolid. No dia 1º de outubro chegará à Sevilha, para depois percorrer Cádiz e Ceuta, Córdoba, Jaén e Granada, onde chegará no dia 09 de outubro.

No dia 21 de outubro está previsto que chegue à Valência, e à Barcelona no dia 03 de novembro. Será no final desse mês, no dia 29 de novembro, quando o relicário de Santa Bernadette chegar à cidade de Zaragoza. Toledo fará o mesmo no dia 03 de dezembro, e a capital espanhola, Madri, receberá o relicário no dia 05 de dezembro, para continuar depois a peregrinação por Burgos, Logroño, Pamplona e Tudela.

Neste ano de 2019 se comemora o Ano de Santa Bernardette por um tríplice aniversário: os 175 anos do nascimento da Santa, o 175º aniversário de seu Batismo, e o 140º aniversário de sua morte. E Espanha o celebrará com esta peregrinação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas