Gaudium news > Papa nomeia Prêmio Nobel de Química para a Pontifícia Academia das Ciências

Papa nomeia Prêmio Nobel de Química para a Pontifícia Academia das Ciências

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 23-07-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o cientista romeno-alemão Stefan Walter Hell, de 56 anos, como membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Papa nomeia Prêmio Nobel de Química para a Pontifícia Academia das Ciências-foto arquivogaudium.jpg

A Academia Papal, com sede no Vaticano, está empenhada em promover o progresso em matemática, física e ciências.

Os novos membros são eleitos por todos os membros da Academia e depois indicados pelo Papa.

São Palavras de Stefan Walter Hell:
“A humanidade está atualmente enfrentando muitos desafios de todos os tipos. Acho que a academia papal reúne muitos especialistas de destaque em todos os campos, e a troca indireta com eles pode ser frutífera. Claro que posso me envolver com meu estado de espírito muito modesto “.

Stefan Walter Hell

O cientista católico Stefan Walter que é Prêmio Nobel de Química, é casado e pai de quatro filhos.

Ele chefia o Instituto Max Planck (MPI) de Pesquisa Médica em Heidelberg e o MPI de Química Biofísica em Göttingen.

Nascido em Arad (Romênia) em 23 de dezembro de 1962, obteve o Doutorado em Física pela Universidade de Heidelberg em 1990.

Hell passou, então, a trabalhar no European Molecular Biology Laboratory de 1991 a 1993; como pesquisador sênior na Universidade de Turku (Finlândia) entre 1993 e 1996 e como pesquisador convidado na Universidade de Oxford, em 1994.

Desde 2002 ele é diretor do Max Planck Institute for Biophysical Chemistry em Göttingen e, desde 2017, também no Max Planck Institute for Medical Research, em Heidelberg.

Foi Stefan Walter que desenvolveu a microscopia em fluorescência em super-resolução. Esta técinca possibilitou a visualização em detalhes com uma precisão dez vezes superior, alcançando aassim a resolução de poucos nanômetros.

Os microscópios tornaram-se, assim, nanoscópios.

Por este seu trabalho foi honrado com inúmeros prêmios, incluindo o prêmio Kavli de Nanociência e o Prêmio Nobel de Química em 2014.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas