Gaudium news > Marta e Maria e afinidade entre “contemplação e ação”, comenta o Papa

Marta e Maria e afinidade entre “contemplação e ação”, comenta o Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-07-2019, Gaudium Press) Durante a alocução feita antes da recitação do oração do Angelus neste domingo, 21 de julho, diante de peregrinos reunidos na Praça São Pedro, o Papa Francisco comentou a o trecho do Evangelho de São Lucas em que ele descreve a visita de Jesus à casa de Marta e Maria, irmãs de Lázaro.

Marta e Maria apontam afinidade entre ?contemplação e ação?, diz Papa-fotoVaticanNews.jpeg

Disse Francisco:

“Elas o acolhem, e Maria senta-se aos seus pés para ouvi-lo. Deixa o que estava fazendo para estar próxima a Jesus: não quer perder nenhuma de suas palavras”.

A presença de Jesus vem antes de tudo

O Papa prosseguiu com suas palavras, comentando:

“Tudo deve ser deixado de lado porque, quando Ele vem nos visitar em nossas vidas, a sua presença e a sua palavra vêm antes de qualquer coisa. O Senhor sempre nos surpreende: quando nos dispomos a ouvi-lo realmente, as nuvens desaparecem, as dúvidas cedem o lugar para a verdade, o medo para a serenidade, e as várias situações da vida encontram o lugar certo. O Senhor sempre quando vem, ajusta as coisas e também a nós.”

Ouça a voz do Senhor…

Na atitude de Maria aos pés de Jesus, São Lucas mostra a atitude de oração do fiel que sabe estar na presença do Mestre para ouvi-lo e entrar em sintonia com Ele.

Ouvir a voz do Senhor, para o Pontífice, “Trata-se de fazer uma pausa durante o dia, de recolher-se no silêncio para dar lugar ao Senhor que “passa” e encontrar a coragem de permanecer um pouco “à parte” com Ele, para depois retornar, com mais serenidade e eficácia, para as coisas cotidianas.

Louvando a atitude de Maria, prossegue Francisco, que “escolheu a melhor parte”, Jesus parece repetir a cada um de nós:
“Não se deixe levar pelos afazeres, mas antes de tudo escute a voz do Senhor, a fim de desempenhar bem as tarefas que a vida lhe atribui”.

Marta hospedou Jesus

“Depois, há a outra irmã, Marta. São Lucas diz que foi ela quem hospedou Jesus”, ainda recordou o Papa, comentando:

“Talvez Marta fosse a mais velha das duas irmãs, não sabemos, mas certamente essa mulher tinha o carisma da hospitalidade.
De fato, enquanto Maria está ouvindo Jesus, ela está completamente absorvida pelos muitos serviços. Por isso, Jesus lhe diz: “Marta, Marta, você se preocupa e anda agitada com muitas coisas”. Com estas palavras, Ele certamente não pretende condenar a atitude do serviço, mas sim a preocupação com a qual às vezes se vive.”

O Evangelho ensina como unir “contemplação” e “ação”

Segundo o Pontífice, “nós também partilhamos a preocupação de Santa Marta e, com o seu exemplo, nos propomos a fazer com que, em nossas famílias e em nossas comunidades, se viva o sentido do acolhimento, da fraternidade, para que cada um possa se sentir “em casa”.

” Portanto, o Evangelho de hoje nos recorda que a sabedoria do coração está em saber conjugar esses dois elementos: a contemplação e a ação. “

“Marta e Maria nos indicam o caminho, diz Francisco, se queremos desfrutar a vida com alegria, devemos associar essas duas atitudes: por um lado, o “estar aos pés” de Jesus, para ouvi-lo enquanto nos revela o segredo de todas as coisas; por outro, estar atentos e prontos para a hospitalidade, quando Ele passar e bater à nossa porta, com o rosto de um amigo que precisa de um momento de descanso e fraternidade.”

Mãos de Marta Coração de Maria

Na conclusão de suas palavras Francisco pediu à Virgem Maria, “Mãe da Igreja, para que nos conceda a graça de amar e servir a Deus e aos irmãos com as mãos de Marta e o coração de Maria, a fim de que permanecendo sempre na escuta de Cristo, possamos ser artesãos da paz e da esperança”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas