Gaudium news > Grupo de Católicos nos EUA se dedica a resgatar fiéis distanciados da Igreja

Grupo de Católicos nos EUA se dedica a resgatar fiéis distanciados da Igreja

Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 18-07-2019, Gaudium Press) Uma iniciativa dos Padres Paulistas nos Estados Unidos, apresentada como um Ministério de Reconciliação, busca chegar aos numerosos fiéis que se distanciaram da Fé para oferecer uma oportunidade de retornar à Igreja. Com um rosto amável e oportunidade de escuta, o ministério trabalha para vencer os temores e prejuízos que impedem à muitos redescobrir os tesouros da Fé Católica.

Grupo de Católicos nos EUA se dedica a resgatar fiéis distanciados da Igreja.jpg

O ministério leva por nome ‘Landings’, uma palavra que poderia ser traduzida como chegadas, desembarques ou aterrissagens, e que recorda as boas vindas alegres que os viajantes experimentam ao retornarem à sua pátria por parte de seus entes queridos. “É um programa que convida todas as paróquias e comunidades católicas a aproximarem-se dos católicos que estão distantes da Igreja ou que lutam em sua relação com Deus e a Igreja”, explica a apresentação oficial da iniciativa. “De maneira acolhedora e sem prejuízos, pequenos grupos de católicos leigos ativos se unem a católicos que regressam ou estão inativos para compartilhar suas viagens espirituais e explorar sua Fé Católica”.

Através do diálogo e dos testemunhos compartilhados, os grupos buscam inspirar um retorno à prática religiosa e um encontro mais profundo e pessoal com Jesus Cristo. “Os desembarques ajudam aos católicos que estão longe da Igreja a fazer uma aterrissagem suave quando retornam à Fé e à vida paroquial”, comentam os organizadores.

“Descobri que a maioria dos problemas que tinha com a Igreja não existiam. Eu havia entendido mal os ensinamentos da Igreja”, comentou Melanie Rigney, uma fiel que retornou à Fé depois de décadas de distanciamento. “Depois veio o momento da alegria. O dia de Natal em 2005 foi a primeira vez que recebi a Eucaristia em 33 anos, e a primeira vez em minha vida que fui à Missa no dia de Natal”.

Os participantes do ministério dedicam duas horas por semana à reuniões de grupos pequenos com dois ou três facilitadores que fomentam o diálogo e dão seus próprios testemunhos de conversão. Os fiéis se dão conta de que compartilham o caminho da Fé com outras pessoas e a experiência está centrada em fomentar uma relação pessoal com Deus e um espírito de comunhão com os demais católicos. Depois de uma fase inicial, se começou a abordar temas de Fé e doutrina católicas.

“Em ‘Landings’, nos convidaram a aprofundar ainda mais, o que significa que temos que abraçar a vulnerabilidade e a humildade. Quando se é humilde e vulnerável se pode compartilhar algo muito profundo”, relatou Tony See, um católico de Singapura que retornou à prática da Fé através do ministério. “(Landings) se dirige às pessoas que pertencem à Igreja mas estão fora dela, porque querem retornar mas são emocional ou espiritualmente débeis para retornar por sua conta. Assim que temos que sair, alcançá-los e trazê-los para casa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas