Gaudium news > São Francisco Marto é o Santo da Contemplação e da Consolação, diz Bispo de Lisboa

São Francisco Marto é o Santo da Contemplação e da Consolação, diz Bispo de Lisboa

Portugal – Fátima (Segunda-feira, 15-07-2019, Gaudium Press) O Bispo Auxiliar de Lisboa, Dom Daniel Henriques, presidiu a Peregrinação Internacional Aniversária de julho ao Santuário de Fátima. As celebrações ocorreram nos dias 12 e 13 de julho, assinalando a terceira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.

Sa?o Francisco Marto e? o Santo da Contemplac?a?o e da Consolac?a?o, diz Bispo de Lisboa 1.jpeg

Em sua homilia da Missa de Encerramento da Peregrinação, Dom Daniel Henriques refletiu sobre as ‘horas sombrias’ pelas quais todos passamos. “Quem na?o experimentou ja? as sombrias horas de tribulac?a?o e de angu?stia?! Quem na?o sentiu ja? o seu corac?a?o envolto em tristeza e ansiedade? E? esta a nossa condic?a?o humana: se vivemos momentos de serenos de tranquilidade, recordamos que nem sempre assim estivemos e bem sabemos que uma cortina negra como breu pode cair, repentina, sobre a nossa vida e de quantos nos sa?o pro?ximos”, assegurou.

“Nesses momentos, sem sabermos como, sentimo-nos habitados por uma paz que tem a sua origem, não na supressão dos problemas nem em qualquer discernimento racional, mas numa presença consoladora e inefável, que nos fez sentir como uma criança ao colo da mãe”, acrescentou.

Segundo o prelado, “este conforto nos vem, na medida em que soubermos nos associar aos sofrimentos de Cristo. Participar nos seus sofrimentos e? participar das suas consolac?o?es. Associemo-nos aos sofrimentos de Cristo no seu Corpo, que e? a Igreja, no sofrimento que Ele padece nos seus membros. Acolhamos a consolac?a?o da parte de Deus que nos vem por esta entrega. Assim consolados, tornemo-nos no?s tambe?m consoladores, em palavras e gestos concretos carregados de ternura e compaixa?o”.

Em seguida, falou sobre São Francisco Marto, “o santo da contemplação e da consolação”, e o apresentou como um “admirável exemplo de alguém que procurou consolar o próprio Deus”. O prelado tratou ainda do Espírito Santo, “o consolador”, que conduz os fiéis, os ilumina interiormente e os conforta em todas as tribulações.

Sa?o Francisco Marto e? o Santo da Contemplac?a?o e da Consolac?a?o, diz Bispo de Lisboa 2.jpeg

Dom Daniel Henriques alertou também para a atual perseguição feita aos cristãos por causa da sua Fé, e o silêncio “acomodado” de países e cidadãos face ao drama dessa perseguição. Nessa linha, afirmou ainda que “a voz do Papa Francisco não se cala nem esmorece em denunciar estas situações” e que o Santuário de Fátima, “consciente da sua vocação e missão na Igreja, constantemente nos envolve e desafia na oração pelos cristãos perseguidos”.

Concluindo sua homilia, o Bispo Auxiliar de Lisboa exortou os fiéis a contemplarem “o coração e a vida da Mãe do Céu” e a reconhecer nela “o espelho puríssimo onde se reflete a ternura e a consolação de Deus”.

Neste mês de julho, as celebrações contaram com a participação de 72 grupos de peregrinos provenientes dos seguintes países: Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Áustria, Hungria, Malta, Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Líbano, Costa do Marfim, Ilhas Maurícias, Coreia do Sul e Filipinas

Já a celebração de sábado contou com a participação de um grupo de 100 tripulantes do Navio Amerigo Vespucci da Marinha Italiana, acompanhados pelo capelão do navio, Dom Pietro Folino Gallo e concelebraram 110 sacerdotes e sete Bispos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas