Gaudium news > A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos…

A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos…

Frederico Westphalen-RS (Sexta-feira, 05-07-2019, Gaudium Press) O trecho do Evangelho de São Lucas 10, 1-12,17-20 proposto para o próximo domingo, 07/07, traz a frase: A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos…

A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.jpg

Dom Antônio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, teceu alguns comentários a propósito dessa frase evangélica.

Dom Keller recorda que “O apostolado foi sempre parte integrante da vida cristã”.
Mas, afirma o bispo, ele “torna-se mais urgente em nossos dias” quando se estimula a nova Evangelização.

E o bispo de Frederico Westphalen passa a enumerar as notas características da Nova Evangelização e faz pequenos comentários sobre cada uma dessas características:

Novos púlpitos:
O anuncio do Evangelho deve ser feito em todos os lugares onde se encontram pessoas. E muitas pessoas já não entram no templo para ouvir a pregação…

Nova linguagem:
Não nos podemos limitar a frases abstratas e distantes da realidade, mas temos de iluminar com a luz da fé os problemas reais que afligem as pessoas.

Novas testemunhas:
É imprescindível que cada evangelizador encarne, com a sua vida, as verdades que anuncia. A isto chamamos testemunhas.

Novos sinais:

As pessoas estão predispostas a acreditar somente num sinal, num milagre: na caridade. Na medida em que nos aproximamos das pessoas para ouvi-las e ajudar nos seus problemas reais, acreditarão em nós. O tempo que gastamos com as pessoas não é medido pela quantidade, mas pela qualidade.

Fazer Bem o Apostolado

Dom Keller pergunta:

“Quem não sente uma necessidade urgente de comunicar o amor de Deus que traz em si, não ama de verdade. Uma das propriedades do amor é ser difusivo da sua bondade. Como poderemos tornar efetivos os nossos pobres esforços? “
E Dom Antônio mesmo responde indicando pontos necessários para se fazer bem o apostolado:

Oração:
Orar é a grande solução que o Divino mestre aponta para a falta de vocações sacerdotais, religiosas e apostólicas.

Audácia:
. Temos de vencer o medo e o respeito humano. Os arautos do mal são, por vezes, mais ousados de que os cristãos.

Unir esforços:
o apostolado organizado. Fazer parte de uma obra apostólica pode ajudar-nos a vencer a timidez e a lucrar com a experiência dos outros, e contamos com a presença de Jesus no nosso meio, porque estamos reunidos em Seu nome.

Recomendações de Jesus

O Bispo Gaúcho recordou que ao enviar os discípulos, Jesus fez-lhes algumas recomendações práticas que deviam observar para cumprir bem a missão que lhes era confiada.

Humildade:
“Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. ” A advertência feita por Jesus não pretendia levar os discípulos e terem medo, mas a serem prudentemente humildes.
Esta virtude leva-nos a não nos fiarmos em nós e contarmos com Deus. “

Desprendimento:
“Não leveis bolsa nem alforje nem sandálias.” Esta recomendação de Jesus convida-nos a renunciar a muitas coisas para encontrarmos tempo que damos aos outros. Há pessoas que passam a vida à espera das condições ideais para começarem a evangelizar.

Há pessoas que “estão tão apegadas a bagatelas -o sofá, a telenovela, o descanso- que nunca encontram tempo para dar aos outros, quando as convidamos para prestar uma ajuda aos irmãos.

Urgência:
“…nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho.”
Jesus faz referência às saudações porque eram muito demoradas e cerimoniosas no Oriente. As pessoas não podem esperar.”

 

Ai estão, então,  as resumidas palavras de Dom Antônio Carlos Rossi Keller a propósito de uma frase:
A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos…
(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas