Gaudium news > Aprendendo a beleza da Teologia do Corpo

Aprendendo a beleza da Teologia do Corpo

Redação (Sexta-feira, 05-07-2019, Gaudium Press) O Papa São João Paulo II deu continuidade ao que havia sido iniciado em 1870 pelo Papa Pio IX: as chamadas Audiências Gerais.

Elas passaram a acontecer às quartas feiras e tornaram um modo de o Sumo Pontífice relacionar-se mais de perto com os peregrinos quando o Papa profere as denominadas “catequeses”.

Aprendendo a Beleza da Teologia do Corpo.jpg

Um livro que não foi terminado

Quando era ainda Cardeal, João Paulo II começou a escrever um livro que não foi terminado e nem publicado porque ele tornou-se Papa.
O livro teve como título: “Homem e Mulher Ele o Criou”, e seus capítulos foram apresentados em Audiências Gerais de 1979 até 1984.
Isso formou um conjunto de 129 catequeses a respeito da chamada “Teologia do Corpo” quando o Papa lançou a luz do Evangelho sobre a confusão moderna que foi instalada a propósito do relacionamento entre homem e mulher.

O Papa conseguiu apresentar a sexualidade humana de maneira fiel ao ensinamento da Igreja e de um modo novo. A tradição da Igreja foi apresentada de um modo que o homem atual consegue entender.

O Romano Pontífice afirma que “o corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal d´Ele.”(19,4)[01] Esta é a intuição básica de toda sua teologia.

Os textos do Papa são bastante profundos e necessitam de uma, como que, “tradução”. Eu outras palavras os textos precisam ser postos em uma linguagem mais simples.

Um bom subsídio para iniciantes é o livro de Christopher West, “Teologia do Corpo para Principiantes: uma introdução básica à revolução sexual por João Paulo II”, Editora Myrian, 2008.

Outra obra que ajuda a entender é o comentário do próprio Christopher West às Catequeses, intitulado “Theology of the Body Explained (Revised): A Commentary on John Paul’s “Man and Woman He Created Them”.

Homem e Mulher Ele o Criou

A este propósito, a Arquidiocese de São Paulo, através do Vicariato Episcopal para a Educação e Universidade fará realizar o Seminário “Aprendendo a Beleza da Teologia do Corpo” que terá a participação daquele que é o maior especialista da atualidade, Christopher West.

A intenção do Vicariato é de facilitar e ajudar “a conhecer a beleza do grande projeto de Deus para o ser humano; descobrir como o corpo humano, em toda a sua dimensão, foi pensado para expressar aquele dom de si, que é a nota característica de todo amor autêntico e verdadeiro”.

O Vicariato garante que depois Seminário Internacional sobre a Teologia do Corpo, a vida dos participantes dele, seus relacionamentos, sua fé e seu modo de ver o mundo nunca mais serão os mesmos!

A Arquidiocese convida a embarcar com o renomado, Christopher West, e os músicos convidados, Mike Mangione & Jason Clark nessa viagem fantástica até o “coração” do mistério de todas as coisas!
E pergunta:

Você está preparado para transformar a sua vida?

O Seminário será realizado das 8:00 às 18:00 horas do dia 03 de agosto, no Colégio São Luís – Salão Santo Inácio, Rua Luis Coelho, 323 – São Paulo. (www.thecorinsampa.com.br).

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas