Gaudium news > Imperador do Japão condecora Cardeal do Vaticano

Imperador do Japão condecora Cardeal do Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-06-2019, Gaudium Press) Na última quinta-feira, 27 de junho, o Cardeal Dom Raffaele Farina, Arquivista e Bibliotecário Emérito da Santa Igreja Romana, foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, estrela de ouro e prata, conferida pelo Imperador do Japão.

Imperador do Japão condecora Cardeal do Vaticano 1.jpg

Participaram da cerimônia, que ocorreu na Embaixada do Japão junto à Santa Sé, o Embaixador Yoshio Matthew Nakamura e a Embaixatriz Reiko Nakamura; a Doutora Teruyo Shimasaki, Conselheira, e Membros da Embaixada Japonesa; o Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime e seu Vigário, Padre Francesco Cereda; Dom Piero Marini, Ex-mestre de Cerimônias Pontifícias; e Dom Alberto Lorenzelli, Bispo Auxiliar de Santiago do Chile.

O prêmio foi concedido ao Cardeal Farina por sua contribuição ao fortalecimento das relações de amizade entre o Japão e a Santa Sé. Além disso, também se destaca seu valioso trabalho em favor da reorganização dos documentos históricos do Período Edo.

Imperador do Japão condecora Cardeal do Vaticano 2.jpg

Durante o Período Edo, que durou de 1603 a 1868, a Família Tokugawa alcançou a fase de máximo poder político-militar, instaurando uma política de isolamento, durante a qual foram cometidas verdadeiras carnificinas de cristãos, sobretudo na região de Nagasaki.

A reorganização desses mais de 10 mil documentos escritos em papel de arroz é de extrema importância para contextualização da presença católica no Japão e dos períodos “kakure kirishitan” (cristãos escondidos).

Imperador do Japão condecora Cardeal do Vaticano 3.jpg

“Passei minha vida ensinando e, acima de tudo, na direção de uma universidade. Lidei com Bibliotecas, Arquivos, Instituições Culturais, ambientes que operam a síntese feliz entre ciência e arte, entre a busca pela verdade e a beleza. Experimentei quanto a ciência, o conhecimento, a cultura e a arte constituam uma ponte entre diferentes culturas, religiões, nações: uma ponte de amizade e paz que ajuda as pessoas a se entenderem, a se ajudarem mutuamente e a tornarem a convivência internacional mais humana. Neste contexto, gostaria de dizer que estou feliz por estar aqui com Vossas Senhorias e poder confessar – com simplicidade e sinceridade – que amo o Japão, que admiro os japoneses”, afirmou o Cardeal Raffaele Farina em seu discurso de agradecimento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas