Gaudium news > Corpus Christi em Recife prepara Congresso Eucarístico Nacional de 2020

Corpus Christi em Recife prepara Congresso Eucarístico Nacional de 2020

Recife – (PE) (Sexta-feira, 21-06-2019, Gaudium Press) Depois de duas semanas de intensas chuvas, um dia de sol e temperatura agradável marcou as comemorações da Solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Corpus Christi em Recife lembra preparação do Congresso Eucarístico Nacional de 2020-Foto PASCOM-AOR.jpg

Foi um verdadeiro presente para os pernambucanos que, assim, puderam celebrar com brilho a Solenidade do Corpo de Deus desta última quinta-feira, 20/06.

O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido presidiu as solenidades na Catedral Metropolitana, em Olinda.
Estiveram presentes na Santa Missa e dela participaram ministros extraordinários da sagrada comunhão das 140 paróquias do território arquidiocesano.

Corpus Christi e Congresso Eucarístico Nacional

Celebrando a Solenidade de Corpus de Christi, a Igreja procura recordar o mistério da
Santíssima Eucaristia, evoca o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, relacionando com a Quinta-feira Santa, quando Jesus, iniciando sua Paixão redentora, instituiu o sacramento do Amor infinito de Deus.

Durante a celebração Eucarística, o secretário geral do Congresso Eucarístico Nacional e Cura da Catedral Metropolitana, monsenhor José Albérico Bezerra, anunciou a publicação de um decreto editado pela Arquidiocese, que apoia e estimula o XVIII Congresso Eucarístico Nacional.

O decreto oriundo da Arquidiocese convoca todos -seminaristas, clero arquidiocesano, fiéis, paróquias, comunidades e movimentos- a somarem esforços no preparo e realização do para a realização do Congresso Eucarístico.

Homilia

Em sua homilia, o Arcebispo dom Fernando recordou a mensagem de Jesus aos apóstolos:
“Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Dom Saburido salientou que Jesus se coloca na Eucaristia como cordeiro imolado, desejando ser alimento espiritual para a vida de cada um, afim de reforçar a unidade da Igreja.

Ele destacou ainda a missão que Deus quer de cada um de seus filhos e recomendou que todos procurem ser sensíveis e atentos aos irmãos mais necessitados.

Ministros da Eucaristia

Durante a Santa Missa Dom Fernando abençoou os ministros extraordinários da sagrada comunhão, que aproveitavam a maior festa Eucarística da Igreja para renovarem seu compromisso de amor para com o Santíssimo Sacramento do Altar.

Procissão

A esperada Procissão de Corpus Christi, quando solenemente a Santíssimo Sacramento percorre ruas e logradouros públicos conduzido em um Ostensório foi realizada sob a presidência do bispo auxiliar dom Limacêdo Antonio e pelo vigário geral monsenhor Luciano Brito.

O cortejo Eucarístico teve seu início na Sé de Olinda e percorreu as ruas do Sítio Histórico em direção ao Mosteiro de São Bento, onde aconteceu uma breve Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Ostensório utilizado durante a Procissão de Corpus Christi e durante a Adoração no Mosteiro de São Bento é histórico: ele foi utilizado durante o Congresso Eucarístico de 1939.

Neste ano, a presença deste Ostensório reforça mais uma vez a lembrança das preparações Arquidiocesanas para a realização do Congresso Eucarístico de 2020.
(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Pascom AOR)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas